Desafios da aplicação do conteúdo dança na educação física escolar
Almeida, Aléscia Araújo de.
Resumo
Ensinar dança nas aulas de educação física é essencial para o desenvolvimento motor dos alunos, melhorando habilidades como coordenação e equilíbrio, entre outras. Além disso, a dança enriquece a experiência cultural dos estudantes, permitindo a expressão emocional e a valorização da diversidade. Essa prática não só promove a saúde física e mental, mas também fortalece a autoestima, tornando a aprendizagem mais significativa. O estudo objetivou analisar a percepção dos docentes de Educação Física da cidade de Sousa sobre os desafios da aplicação do conteúdo da dança na escola. A pesquisa caracteriza-se enquanto uma abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório, possui uma amostra de 13 docentes de ambos os sexos, que atuam na área da educação física nos anos iniciais e finais da rede estadual do Município de Sousa. O instrumento utilizado foi um questionário 11 perguntas e os dados obtidos foram analisados por meio da estatística descritiva e da análise de conteúdo utilizando o Statistical Package for Social Sciences (SPSS). A conclusão do estudo identificou dificuldades na prática da dança nas aulas de Educação Física, relacionadas à falta de infraestrutura e equipamentos nas escolas e à resistência dos alunos, especialmente do sexo masculino, influenciados por preconceitos. Embora os professores tenham formação continuada, muitos enfrentam desafios para implementar o conteúdo, frequentemente optando por excluí-lo. O estudo também menciona estratégias usadas pelos docentes para assegurar a aplicação da dança, destacando sua importância similar aos demais conteúdos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.