A MULTIMODALIDADE: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ENSINO MÉDIO

Costa, Lúcia Karolayne Valéria da

Resumo

O livro didático desempenha um papel fundamental no ensino de línguas, especialmente em contextos educacionais onde representa a principal ferramenta de aprendizado. Neste estudo, analisamos o livro didático Sentidos en lengua española, volume I (2016), sob a perspectiva da multimodalidade, com o objetivo de compreender sua relação com as tecnologias digitais. Assim, nos embasamos teoricamente nos estudos de Maroun (2006), Barbosa (2010), Bakhtin (2011), Picanço (2008), Pontes e Francis (2011), Bento (2011) Salete (2004), entre outros autores. Nossa pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa com abordagem descritiva fundamentada na análise do material didático. Nossas análises foram realizadas a partir dos textos escritos e das imagens que o compõe o material, para assim, identificar de que modo o manual didático tematiza as tecnologias digitais, assunto relevante diante o cenário pandemico. Destacamos, a partir das análises realizadas, que de um modo geral, as atividades não fazem o direcionamento para o uso das tecnologias digitais, apenas estão apresentadas de forma mecânica, ou seja, sem um direcionamento claro para sua utilização efetiva pelos alunos. As atividades relacionadas a esse tema são predominantemente ilustrativas, trazendo representações de elementos digitais, como telas de sites e blogs, sem propor interações que estimulem a prática e a exploração dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Percebemos que no livro didático, existe inconsistência em relação ao uso das tecnologias digitais, apesar da inserção de conteúdos relacionados as tecnologias digitais, não exite utilização como uma ferramenta pedagogica essencial, sobretudo se pensarmos em um contexto de ensino emergencial, cabe destacar que o material não foi feito pensado em contexto de ensino remoto. Dessa forma as propostas de atividades não direcionam aos alunos a utilizarem as ferramentas tecnológicas em um contexto de ensino remoto.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.