Abordagem inclusiva da Química Verde e sustentável para estudantes surdos e ouvintes no Ensino Médio integrado.

Silva, Daiane Dantas da

Resumo

Esse estudo é parte do projeto intitulado “Criação de Novos Sinais-termo em Libras, a partir da temática Química Verde (QV), fundamentada na Metáfora da Bipirâmide Triangular (MBT), para uma turma inclusiva”, que abordou a QV em uma turma do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. O objetivo foi avaliar uma sequência didática com base na temática de QV, visando a inclusão de estudantes ouvintes e surdos, por meio da utilização de recursos bilíngues (Libras e português). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e baseada no modelo didático da MBT com a participação de 38 discentes, sendo 3 surdos, de um curso técnico integrado no IFPB. O processo de avaliação da pesquisa envolveu as quatro dimensões de análise: abordagem didática, postura docente, frequência de intervenções e objetivos educacionais, propostas por Sandri e Santin Filho (2019). Os resultados indicam que a aplicação de metodologias potencialmente inclusivas contribuiu significativamente para a compreensão dos discentes sobre a QV, promovendo maior engajamento, especialmente entre os alunos surdos. A pesquisa reforça a importância de práticas pedagógicas potencialmente inclusivas para melhorar a acessibilidade do ensino de QV, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - educação de qualidade para todos.

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