Barreiras atitudinais enfrentadas por estudantes com deficiências: refletindo caminhos para sua minimização
Patrício, Clécia de Oliveira Cavalcanti
Resumo
O processo de inclusão escolar não se resume às normatizações e garantia de acesso, ele é muito mais complexo e amplo. Precisa-se, pois, considerar também, que durante séculos as pessoas com deficiência foram negligenciadas, esquecidas e tiveram seus direitos sociais ignorados, fatos que resultaram em muitas barreiras de acessibilidade, as quais estão continuamente postas nos ambientes educacionais, desde barreiras arquitetônicas e de comunicação até barreiras atitudinais. Neste sentido, esta pesquisa vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) se propôs a trabalhar na perspectiva da temática de acessibilidade atitudinal. O objetivo principal da pesquisa é conhecer o contexto relativo à acessibilidade atitudinal dos estudantes com deficiência no IFPB, Campus João Pessoa, com vista a inclusão escolar. De maneira específica realizou-se um levantamento, a partir de buscas na literatura, sobre estratégias e orientações que visam a quebra das barreiras atitudinais e aspectos teóricos referentes à acessibilidade de pessoas com deficiência. Foram identificadas ações e políticas institucionais do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que contribuíram para a diminuição das barreiras atitudinais e para oferta de uma Educação Profissional e Tecnológica inclusiva. Procurou-se descrever os aspectos que dificultam e os que favorecem o processo de inclusão educacional nas interrelações entre estudantes com deficiência e profissionais do instituto. A partir dos resultados foi elaborado e distribuído um material educativo voltado ao esclarecimento da comunidade escolar a respeito da desconstrução das barreiras atitudinais. Para alcançar esses objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, tipificada como uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva. O público-alvo foi composto por discentes e servidores, sendo pessoas com e sem deficiência. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram a existência de barreiras à acessibilidade dos estudantes com deficiência no ambiente educacional do IFPB, apesar dos avanços existentes em benefício de uma educação mais inclusiva. Entre as barreiras descritas pelos participantes, as atitudinais foram apontadas como base para a manutenção e desenvolvimento de outras barreiras, e entre os caminhos para a minimização dessas barreiras destacou-se a importância da convivência, da capacitação, e de ações informativas e reflexivas sobre o tema. Desse modo, o produto educacional elaborado a partir da pesquisa (cartilha) se mostrou condizente com os resultados apontados, principalmente quanto a importância de ser um instrumento informativo e reflexivo frente aos desafios de transpor as barreiras atitudinais nos diferentes espaços sociais e educacionais.
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