Desistir não é opção: uma proposta para identificar a retenção no CSBA do IFPB, campus João Pessoa
Souza, Gladson da Silva de
Resumo
A evasão e a retenção de estudantes configuram desafios persistentes no ensino superior brasileiro, afetando a eficiência, a equidade e a função social das instituições. Este trabalho teve como objetivo elaborar um questionário estruturado capaz de identificar os principais fatores individuais, institucionais e externos que contribuem para a retenção de estudantes no Curso Superior de Bacharelado em Administração do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, com abordagem bibliográfica e documental, visando subsidiar a formulação de estratégias de permanência e êxito estudantil. O instrumento desenvolvido foi estruturado em três blocos de questões: informações socioeconômicas, motivações para a escolha do curso e do IFPB, e fatores relacionados à retenção, incluindo aspectos pedagógicos, institucionais e pessoais. Espera-se que, no futuro, a aplicação do questionário possa apoiar políticas de permanência e contribuir para o fortalecimento da qualidade do ensino superior público.
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