O jogo da vida estruturando as finanças mensais: proposta de sequência didática à luz do desenho universal para aprendizagem
Silva, Anderson Gonçalves da
Resumo
Considerando que a inclusão em sala de aula é um desafio que exige planejamento e conhecimento especializado e reconhecendo a urgência de abordar a educação financeira com os estudantes da educação básica, esta pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório propôs apresentar uma sequência didática (SD) a partir do uso de um jogo de tabuleiro de autoria própria, intitulado "Jogo da Vida: Estruturando as Finanças Mensais" e elaborado à luz dos pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A estruturação de uma SD por meio da ação do planejamento didático e pedagógico do professor consiste na ordenação de etapas de ensino que estão dispostas de maneira lógica e que visa gerenciar cenários didáticos concretos, nesse estudo através do tema gerador “educação financeira”. No que se refere ao DUA, se destaca por apresentar um repertório de estratégias para o desenvolvimento de estudantes empoderados, conhecedores e estratégicos. Como resultados, foi apresentada uma SD (35 Aulas) com objetos de conhecimento matemático alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais da etapa do ensino fundamental e um organizador gráfico com destaque os princípios e diretrizes do DUA utilizados na SD. Conclui-se que o alinhamento do percurso metodológico da SD relacionado aos princípios do DUA, por meio da abordagem lúdica e de ação transversal, orientada pelas habilidades da BNCC referente ao componente curricular da Matemática e pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) da BNCC quando tratado o tema da educação financeira, é uma possibilidade de um ensino amplamente contextualizado, personalizado e diversificado, o que pode contribuir para a promoção do seu ensino inclusivo.
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