Ferramenta alternativa para o ensino de ciências: um jogo sobre o conteúdo de biomas brasileiros nos anos finais do ensino fundamental
Silva, José Felipe Vitor da
Resumo
Aprender determinados conteúdos têm apresentado um enorme desafio para os educandos. Dentre alguns fatores que podem apontar a causa da problemática, inclui-se a falta de utilização de métodos alternativos como metodologias ativas, que fogem do padrão de aulas convencionais ou totalmente tradicionais que na maioria das vezes são monótonas (Silva, 2023), e isto, acaba acarretando desinteresse por parte dos alunos. Nesse contexto, dentro das metodologias existentes, surge a Aprendizagem Baseada em Jogos - ABJ, e o lúdico como um instrumento promissor para educação, permitindo novas experiências que acabam sendo mais atrativas e estimulantes para os discentes. Dessa forma, observa-se que o uso de atividades lúdicas como jogos no processo educacional vem se tornando uma estratégia de ensino eficaz por despertar o interesse dos alunos, além de ser enriquecedoras se forem aplicadas em sala de aula. Com isso, este trabalho visou desenvolver um jogo de tabuleiro didático com foco em biomas para o ensino fundamental - anos finais, levando com consideração que o material se mostra como uma possibilidade real de aumento de interação, provocando no aluno uma ação mais atuante em relação ao seu aprendizado. A metodologia compreendeu revisão bibliográfica, seleção do conteúdo, painel visual, design de jogabilidade, criação do jogo e protótipo. O jogo aborda conceitos científicos de forma interativa e lúdica. Embora não tenha sido testado em uma situação real de ensino, a avaliação realizada demonstrou que os objetivos propostos foram atingidos. O jogo pode ser uma ferramenta eficaz para o ensino de ciências, melhorando o desempenho acadêmico e a motivação dos alunos. Futuras pesquisas podem avaliar a eficácia do jogo em uma situação real de ensino e identificar possíveis melhorias.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.