Proposta para eletiva: o biodiesel e seu papel na sustentabilidade ambiental

Venâncio, Maely Jezzer Cândido

Resumo

O Ensino Médio brasileiro, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de nº 13.415/2017, passou a priorizar itinerários formativos mais flexíveis, nos quais as disciplinas eletivas se apresentam como espaços de inovação pedagógica e integração de saberes. Nesse contexto, a Química, frequentemente vista como abstrata, pode ser ressignificada por meio de temas atuais e próximos à realidade dos estudantes, como o biodiesel. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e analisar uma proposta de disciplina eletiva para o Ensino Médio com enfoque na produção de biodiesel, articulando conteúdos de Química à educação ambiental e à sustentabilidade. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, baseou-se em revisão bibliográfica e elaboração de proposta didático-pedagógica fundamentada em metodologias ativas, atividades experimentais e princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultado, verificou-se que o tema biodiesel favorece a contextualização dos conteúdos químicos, promove a interdisciplinaridade e potencializa o desenvolvimento da alfabetização científica e do pensamento crítico dos estudantes. Conclui-se que a inserção de eletivas com foco em temáticas contemporâneas contribui para a formação cidadã e para o fortalecimento do papel da escola na promoção da consciência socioambiental.

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