História, memória e identidade do Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande
Andrade, Ana Luiza Alves de
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. O estudo está inserido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e vincula-se ao Macroprojeto 4, que contempla temas relacionados à história e memória da EPT. O objetivo principal desta proposta foi investigar a história e a memória do processo de concepção e estabelecimento do IFPB – Campus Campina Grande, no período 2005-2009. Os fundamentos teóricos que orientam a pesquisa apoiam-se, notadamente, nas contribuições de Halbwachs (2006), Pollak (1989), Le Goff (2003), Saviani (2006), Candau (2011), Magalhães (2004), Gatti Júnior (2002), Ramos (1995), Cunha (2014), Ciavatta e Frigotto (2003) e Moura (2007). Quanto à metodologia, caracteriza-se como pesquisa qualitativa com abordagem exploratória e descritiva. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada; no exame dos dados, utilizou-se a técnica de “análise de conteúdo”, de Bardin (2020). Como Produto Educacional (PE), foi desenvolvido um e-book intitulado História, Memória e Identidade do Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande, com o objetivo de preservar e divulgar a memória institucional, registrando a trajetória da Instituição. A proposta buscou contribuir para o fortalecimento da identidade institucional e para o sentimento de pertencimento de sua comunidade. Os resultados mostraram que a história do Campus Campina Grande (IFPB) foi marcada por diversos desafios e inúmeras conquistas. Ao longo de quase duas décadas de história, a instituição consolidou-se como importante espaço de formação e transformação social, e sua trajetória se entrelaça com a história de vida de milhares de paraibanos que encontraram na Instituição uma referência em educação pública de qualidade.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.