O ensino de geografia no contexto da formação cidadã e o mundo do trabalho: (auto)biografias e narrativas docentes na educação regular e integrada

Cláudio, Ronielle Carneiro

Resumo

As mudanças que vêm atravessando a educação básica, no tocante ao currículo nacional e ao novo ensino médio, impõem reflexões para articular o trabalho e a cidadania numa perspectiva educativa. A realização desta pesquisa contempla a relação da Geografia escolar e seu trato com temas como cidadania e mundo do trabalho. Por isso, para se pensar em tais concepções, as histórias de vida dos professores e os seus modos de ensinar Geografia abrem possibilidades para a compreensão de como essas temáticas são abordadas no âmbito da formação dos sujeitos escolares, no contexto da Educação Geográfica. Nesse contexto, a presente pesquisa tem o objetivo de compreender como os professores de Geografia do Ensino Médio Regular e do EMI concebem a formação para a cidadania e o mundo do trabalho no contexto da Educação Geográfica, a partir de narrativas docentes. É com base nesse objetivo que este trabalho elucida vozes de professores de Geografia que atuam no Ensino Médio Regular e no Ensino Médio Integrado (EMI) – modalidade profissional, com cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A pesquisa se ancora nas memórias e narrativas (auto)biográficas de professores de Geografia, da Educação Regular e Integrada. Partindo dessas narrativas, constata-se que a história de vida dos professores, dentro da perspectiva do mundo do trabalho, influencia no ensino da Geografia em diálogo com a Cidadania.

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