Análise físico-química do leite: uma proposta de experimento pedagógico no ensino médio

Oliveira, Erivaldo Silva de.

Resumo

Esta pesquisa propõe uma atividade experimental para o ensino médio baseada na análise físico-química do leite, visando integrar teoria e prática na aprendizagem de conceitos de Química. O objetivo é demonstrar como a experimentação pode favorecer a compreensão significativa de conteúdos como pH, acidez, densidade e presença de conservantes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em autores que discutem o ensino de Química por meio da experimentação investigativa. Foram analisadas três amostras: leite normal, leite diluído e leite com adição de hipoclorito. A proposta inclui a realização de testes laboratoriais acessíveis, como determinação do pH, Alizarol e da densidade, além da identificação de adulterações no leite, possibilitando ao aluno relacionar os conceitos químicos a situações reais do cotidiano. A atividade visa, ainda, estimular habilidades investigativas e promover maior engajamento dos estudantes com a disciplina. Os resultados evidenciaram diferenças claras entre as amostras, permitindo identificar adulterações, possibilitando que este estudo contribua para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Química, oferecendo contribuições a professores que enfrentam desafios estruturais e metodológicos em contextos escolares.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.