Matemática na sala de aula e nas redes sociais: aliança para o aprendizado ou competição pela atenção?

Viana, Gleysom Moizinho

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar se a ótica das redes sociais em articulação com a perspectiva dos professores estimula a aprendizagem matemática ou se configura como uma competição que compromete o processo educacional, adotando-se um aporte teóricometodológico baseado na perspectiva crítico-reflexiva da pesquisa qualitativa. A pergunta diretriz indagou sobre como vídeos publicados em redes sociais que minimizam e/ou desvalorizam o ensino de Matemática impactam a relação entre professores e alunos, bem como a percepção do valor da educação na sala de aula. Para isso, se fez uma reflexão sobre temas relevantes nesse contexto, por meio de referenciais teóricos como Demo (2012), Sadovsky (2007), Desmurget (2021), Moran (2018), Weisz (2009), e dentre outros, problematizando o crescimento da chamada “Pedagogia do Atalho” nas redes sociais e seus efeitos simbólicos para com o ensino-aprendizagem. A pesquisa se deu através de entrevistas com professores de Matemática e aplicação de um formulário com discentes da Pós-Graduação em Matemática do IFPB, campus Campina Grande, turma 2024.1, utilizando-se da Análise de Conteúdo de Bardin(1977), como metodologia principal para o tratamento dos dados coletados, visando comprovar a hipótese de que os conteúdos digitais podem gerar superficialidade na aprendizagem, ao mesmo tempo que se mostram potentes instrumentos pedagógicos sob intermediação docente crítica. Os resultados obtidos a partir dos registros dos dez participantes da pesquisa mostraram uma experiência significativa, evidenciando que o acolhimento crítico-pedagógico dos conteúdos das redes sociais depende de mediação, curadoria e intencionalidade. A conclusão aponta possibilidades de resgate do valor da construção do conhecimento matemático por meio do diálogo com as linguagens digitais, contribuindo para a reinvenção da prática docente frente aos desafios e às potencialidades da cibercultura na escola contemporânea.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.