Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais
  • Acessibilidade
  • Contraste
  • Mapa do site
  • Português
  • English
  • Español

Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Equipe
  • Missão e Visão
  • Informações ao usuário
  • Contato
Você está aqui: IFPB - Repositório Digital
Filtro
  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Como o conselho escolar pode contribuir para uma gestão democrática participativa: utilizando o processo de compras da merenda pelo programa pnae.

    Este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento do processo de aquisição da merenda escolar, através do Programa PNAE, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Renato Fonseca Filho, localizada na cidade de Cuité de Mamanguape-PB, para poder compreender se há uma gestão democrática participativa nas escolas através dos conselhos escolares, foi observado e analisado por meio de analises documentais e entrevistas não-estruturadas, buscou-se compreender como se dá todo o processo de compra da merenda, como aporte teórico foi utilizado Peroni e Adrião os quais nos deram embasamentos sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola, os portais do FNDE e os documentos presentes na escola e alguns artigos periódicos sobre o tema Conselho Escolar e Gestão Democrática. Essa pesquisa teve caráter qualitativo, como foco na abordagem da pesquisa aplicada, utilizando-se o roteiro de observação, observação participativa, entrevista não-estruturadae da análise documental de arquivos presentes na escola. Após a análise dos documentos, pesquisas, entrevistas e observações podemos concluir que muitas medidas ainda precisam ser tomadas para que de fato haja uma participação maior da comunidade no processo de compra da merenda escolar.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Comprometimento organizacional no IFPB

    O presente cenário mundial apresenta inúmeras mudanças que têm impactos diretos e imediatos na forma de agir de cada indivíduo (Bauman, 2007). No que tange os estudos na área do comprometimento organizacional concentram-se em uma linha de pesquisa com maior ênfase no relacionamento entre o funcionário e a organização, não apenas em organizações empresariais mais também as organizações públicas-educacionais. A educação é um dos pilares que rege a sociedade, constatando a necessidade de melhorar a qualidade de ensino o governo criou os Institutos Federais, que estão aumentando de forma acelerada devido ao crescimento veloz e a contratação de muito servidores, impossibilitando assim o processo de seleção adequado para as contratações, o que poderia pôr em risco o rendimento dos servidos e consequentemente da instituição, sendo assim surgia a necessidade de estudar o comprometimento organizacional dos servidores, em especifico nos Institutos Federais da Paraíba, varia de acordo com as características relativas ao perfil. Diante desta problemática, o presente artigo busca formas que possibilitem a criação de novas políticas nas quais visando melhorar o rendimento dos servidores através das análises dos seus perfis, tendo em vista a boa prestação de serviço. Foi utilizada uma abordagem quantitativa caracterizada como exploratória e descritiva. O instrumento de pesquisa é a escala EBACO, os questionários foram aplicados online, a partir daí foram obtidas 647 respostas. Através dos resultados, foi viável ponderar algumas variantes do comprometimento dos servidores, utilizando o teste de hipótese, analisando diferentes grupos, obtendo resultados satisfatórios para a organização.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Motivação no serviço Público: Uma análise em uma Unidade Básica de Saúde – UBS com base na teoria das necessidades adquiridas de McClelland

    A motivação para o trabalho tem sido um grande desafio para os gestores do setor público e privado, pois a sua ausência impacta diretamente nos seus resultados. Observa-se uma crescente pressão da sociedade por um serviço público de qualidade, exigindo práticas modernas de gestão de pessoas, para que os servidores públicos possam manter-se preparados e motivados para o desempenho com excelência das suas funções. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a motivação para o trabalho dos servidores efetivos municipais de uma UBS da cidade de Patos-PB, utilizando a metodologia da Teoria das Necessidades Adquiridas de David McClelland. Para isso, foi elaborado uma pesquisa de caráter quantitativo, descritivo, bibliográfico e de campo. Para esse estudo participou uma amostra de 22 servidores lotados na UBS de um universo de 27 servidores. Os dados foram coletados através de aplicação de um questionário sendo a primeira parte com questões relacionadas ao perfil sócio demográfico dos entrevistados e a segunda com questões adaptadas da Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland. O resultado da pesquisa apontou que a população investigada na pesquisa tem pouca motivação com o trabalho desenvolvido na UBS.

  • 2016-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O comportamento do consumidor guarabirense na decisão de compra entre varejo virtual e varejo tradicional: um estudo de caso no IFPB - Guarabira

    O varejo virtual tem demostrado grande avanço de crescimento nos últimos anos, conquistando, desse modo, um vasto mercado. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar como se caracteriza a atuação do consumidor da comunidade IFPB, Campus Guarabira, na decisão de compra entre varejo virtual e varejo tradicional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de 59 questionários. Os resultados obtidos demostraram que os produtos mais adquiridos no varejo virtual, são eletrônicos, produtos de informática e telefones. Os fatores que mais influenciam são a rapidez no processo de compra. Os principais fatores que levam os consumidores a desistirem de comprar são: a demora no prazo de entrega dos produtos adquiridos e o recebimento de produtos diferentes. Os motivos que levam os consumidores a não comprarem são a demora no prazo de entrega, não confiar na qualidade dos produtos ofertados pela internet, e a preferência por uma loja tradicional sendo a principal razão.

  • 2019-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Estímulos motivacionais e satisfação no trabalho : estudo realizado com servidores públicos da Sede Administrativa da Cagepa

    Este artigo tem como objetivo central apresentar o nível de satisfação no trabalho dos servidores públicos na Sede Administrativa da Cagepa como efeito dos estímulos motivacionais percebidos. Para a elaboração da pesquisa foi utilizada a metodologia descritiva, de campo e quantitativa, aplicada em uma amostra por acessibilidade. Os dados foram coletados através de um questionário composto por 18 assertivas com o uso da escala do tipo Likert de cinco pontos. Como conclusões, verificou-se que os servidores estão parcialmente satisfeitos no trabalho com média 3,83 da amostra, que os estímulos motivacionais possuem um efeito profundo e assente no nível de satisfação e que a quantidade de treinamento oferecida é uma debilidade existente, apresentando-se com impacto negativo na percepção dos participantes. A organização precisa de mais treinamentos para que os servidores se sintam capacitados na realização de seus trabalhos e continuem motivados a sempre melhorar.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Proposta de implantação do programa 5S na Secretaria Municipal de Controle Interno da cidade de Patos-PB

    A finalidade do estudo é captar, no cenário da administração pública, padrões de cultura da qualidade do ambiente de trabalho e apresentar uma proposta de implantação do Programa 5S na Secretaria Municipal de Controle Interno da cidade de Patos/PB. A pesquisa se caracteriza como descritiva-bibliográfica, empírica ou de campo e estudo de caso. Apoiou-se na abordagem quali-quantitativa e teve como instrumentos de coleta de dados o questionário estruturado de múltipla escolha e a observação participante. O acúmulo de documentos no ambiente de trabalho foi o motivo que determinou a escolha do objeto de estudo para promover mudanças de hábito em prol da qualidade do ambiente e da produtividade do servidor. Entende-se que o excesso de materiais, documentos em mesas, armários, gavetas e a falta de critérios de padronização atrasam processos, comprometem fluxo de pessoas e documentos no espaço físico e prejudicam o funcionamento eficiente e eficaz do órgão.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O perfil do egresso do curso de Gestão Comercial do IFPB Campus Guarabira e a aceitação deste profissional no mercado de trabalho

    A educação proporciona uma formação cidadã para o desenvolvimento dos diversos grupos sociais, étnicos e culturais para no futuro dar oportunidades no mercado de trabalho. Cursos do IFPB como o de Gestão Comercial são implantados em regiões de forma a beneficiar a população local e gerar desenvolvimento. Dessa forma, o estudo tratou sobre o perfil do egresso do curso de Gestão Comercial, campus Guarabira-PB, assim como a aceitação deste profissional para o mercado de trabalho, tendo como objetivo analisar o perfil profissional dos egressos do Curso Superior em Tecnólogo em Gestão Comercial, do Instituto Federal da Paraíba, Campus Guarabira. A metodologia caracterizou-se, como exploratório e descritivo, possuiu uma abordagem quantitativa, onde o universo da pesquisa foi composto pelos alunos concluintes (egressos) do curso de Gestão Comercial do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Os dados foram coletados por meio de uma aplicação de questionário online, contendo 14 perguntas, onde participaram da pesquisa 28 respondentes. A estrutura dos questionários contou com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semi-estruturadas. A coleta de dados foi a partir dos questionários disponibilizados online, através do link do Google Forms. Os entrevistados participantes foram das turmas 2015.1, 2015.2, 2016.1 e 2016.2, dentre os quais 2015.1 e 2016.1 prevaleceram na participação. Os respondentes que, já estavam trabalhando; trabalhando e estudando, outros apenas estudando e uma pequena quantidade não está trabalhando, nem estudando. A maioria dos respondentes consideram que podem assumir atividades de Gerente de Produtos/Serviços e em seguida Analista de Negócios, seguidos de Gerente de Loja e Comercial e sentem-se preparados para o mercado de trabalho, no qual realizam atividades fortemente relacionada com a área profissional do curso. Aprimoraram seus conhecimentos, assim como melhoraram o seu desempenho profissional, situação pessoal ou aqueles que mudaram para um emprego melhor. Portanto, observa-se nesta pesquisa que o estudo sobre os egressos do curso de Gestão Comercial do IFPB, Campus Guarabira tiveram significativo aproveitamento do curso para que os mesmos desenvolvessem certas habilidades para o mercado de trabalho, tanto para os que já trabalhavam, desenvolvendo alguma atividade em empresa ou comércio, assim como para os que ainda terão oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

  • 2017-02-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Uso das redes sociais no comércio como ferramenta de Marketing Boca a Boca: análise nos setores varejistas de vestuário e calçados da cidade de Guarabira - PB

    O marketing e o varejo estão diretamente ligados, uma vez que a principal contribuição do marketing para o varejo é o seu auxílio aos setores de venda das empresas, pois ele tem a função de agregar valor ao produto ou marca fazendo com que ele venda por si só. O presente projeto tem como finalidade analisar o uso das redes sociais como ferramenta de marketing boca a boca no setor varejista de vestuário e calçados no centro comercial da cidade de Guarabira - PB. De forma específica, também procura identificar informações como tempo de atuação no mercado; quantas lojas do varejo no segmentos vestuário e calçadista da cidade fazem uso das redes sociais como ferramenta de marketing on-line, bem como a frequência de uso delas, e quantas não fazem e por quais motivos; verificar quais redes sociais são utilizadas e a frequência de atualização; analisar se a loja utiliza os serviços de formadores de opinião e investigar quais outros meios de divulgação são mais utilizados. Por meio de uma metodologia quantitativa e exploratória, foi aplicado um questionário Survey em um universo de 115 lojas. O Survey é composto por onze questões relacionadas a Marketing Digital, e aborda assuntos como Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias, Email Marketing, Marketing Viral, Publicidade Online e Pesquisa Online. Participaram da pesquisa 97 lojas e os resultados mostraram que o Facebook e o Instagram são as redes sociais preferidas para o Marketing Digital e que ainda é grande a preferência de veículos de mídia como carros de som e rádio.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Mudança Organizacional: Análise da Implantação das alterações no Plano de Contas aplicado ao Setor de Contabilidade da Prefeitura de Caicó-RN

    Este trabalho teve por escopo analisar o impacto sofrido pelo setor de contabilidade da Prefeitura de CAICÓ-RN, no ano de 2017, no que se refere às suas rotinas de trabalho e operacionalização dos procedimentos contábeis, com a implantação do novo plano de contas aplicado ao setor público. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, baseando-se em revisão de literatura e aplicação de questionários. A partir da execução dos métodos mencionados, constatou-se que a implantação de tal plano teve efeito benéfico na operacionalização dos procedimentos, com reflexo positivo nas rotinas de trabalho desenvolvidas no setor, pois as opiniões dos envolvidos no processo convergiram neste sentido, além do que a transparência e fidedignidade na geração das informações divulgadas pela gestão pública foi indicado como principal resultado. Portanto, foi perceptível o efeito positivo e benéfico de tal implantação no setor contábil estudado, propiciando melhorias para o mesmo, tornando a gestão fiscal do município eficiente e transparente.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Igualdade de gênero na ocupação de cargos de administração de empresas um estudo de caso a partir da percepção das trabalhadoras da empresa Guaraves em Guarabira PB

    As mulheres vêm ocupando no mercado de trabalho cargos de destaque, a partir de processos de luta contra a desigualdade de gênero. Porem, apesar das constantes lutas, ainda é possível perceber o reflexo dessa desigualdade no campo de atuação profissional, através da inferiorização das atividades executadas por elas, não tendo o reconhecimento e a valorização dos seus cargos. Antigamente as mulheres possuíam apenas a função da maternidade e das tarefas domésticas, enquanto o homem era responsável pelo trabalho e sustento da família, esse padrão contribuiu através de uma construção histórica para inferiorização da mulher. Através da aplicação de questionários, a presente pesquisa buscou realizar uma analise quantitativa para analisar os cargos de administração ocupados por mulheres na empresa Guaraves, e verificar se existe em seus quadros, uma realidade de desigualdade.

Results 211-220 of 4391 (Search time: 0.002 seconds).
  • previous
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • next
  • Assuntos

  • Agropecuária
  • Cidadania
  • Ciência e Tecnologia
  • Comunicações
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Energia
  • Enfrentamento às drogas
  • Esporte
  • Sobre

  • Missão e visão
  • Equipe
  • Fale com nossa equipe

  • repositoriodigital@ifpb.edu.br
  • Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
    • Mapa do site

    • RSS

    • o que é RSS?
    • Assine o nosso RSS

DSpace software copyright © 2002-2015