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Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2019-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Estímulos motivacionais e satisfação no trabalho : estudo realizado com servidores públicos da Sede Administrativa da Cagepa

    Este artigo tem como objetivo central apresentar o nível de satisfação no trabalho dos servidores públicos na Sede Administrativa da Cagepa como efeito dos estímulos motivacionais percebidos. Para a elaboração da pesquisa foi utilizada a metodologia descritiva, de campo e quantitativa, aplicada em uma amostra por acessibilidade. Os dados foram coletados através de um questionário composto por 18 assertivas com o uso da escala do tipo Likert de cinco pontos. Como conclusões, verificou-se que os servidores estão parcialmente satisfeitos no trabalho com média 3,83 da amostra, que os estímulos motivacionais possuem um efeito profundo e assente no nível de satisfação e que a quantidade de treinamento oferecida é uma debilidade existente, apresentando-se com impacto negativo na percepção dos participantes. A organização precisa de mais treinamentos para que os servidores se sintam capacitados na realização de seus trabalhos e continuem motivados a sempre melhorar.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Proposta de implantação do programa 5S na Secretaria Municipal de Controle Interno da cidade de Patos-PB

    A finalidade do estudo é captar, no cenário da administração pública, padrões de cultura da qualidade do ambiente de trabalho e apresentar uma proposta de implantação do Programa 5S na Secretaria Municipal de Controle Interno da cidade de Patos/PB. A pesquisa se caracteriza como descritiva-bibliográfica, empírica ou de campo e estudo de caso. Apoiou-se na abordagem quali-quantitativa e teve como instrumentos de coleta de dados o questionário estruturado de múltipla escolha e a observação participante. O acúmulo de documentos no ambiente de trabalho foi o motivo que determinou a escolha do objeto de estudo para promover mudanças de hábito em prol da qualidade do ambiente e da produtividade do servidor. Entende-se que o excesso de materiais, documentos em mesas, armários, gavetas e a falta de critérios de padronização atrasam processos, comprometem fluxo de pessoas e documentos no espaço físico e prejudicam o funcionamento eficiente e eficaz do órgão.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O perfil do egresso do curso de Gestão Comercial do IFPB Campus Guarabira e a aceitação deste profissional no mercado de trabalho

    A educação proporciona uma formação cidadã para o desenvolvimento dos diversos grupos sociais, étnicos e culturais para no futuro dar oportunidades no mercado de trabalho. Cursos do IFPB como o de Gestão Comercial são implantados em regiões de forma a beneficiar a população local e gerar desenvolvimento. Dessa forma, o estudo tratou sobre o perfil do egresso do curso de Gestão Comercial, campus Guarabira-PB, assim como a aceitação deste profissional para o mercado de trabalho, tendo como objetivo analisar o perfil profissional dos egressos do Curso Superior em Tecnólogo em Gestão Comercial, do Instituto Federal da Paraíba, Campus Guarabira. A metodologia caracterizou-se, como exploratório e descritivo, possuiu uma abordagem quantitativa, onde o universo da pesquisa foi composto pelos alunos concluintes (egressos) do curso de Gestão Comercial do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Os dados foram coletados por meio de uma aplicação de questionário online, contendo 14 perguntas, onde participaram da pesquisa 28 respondentes. A estrutura dos questionários contou com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semi-estruturadas. A coleta de dados foi a partir dos questionários disponibilizados online, através do link do Google Forms. Os entrevistados participantes foram das turmas 2015.1, 2015.2, 2016.1 e 2016.2, dentre os quais 2015.1 e 2016.1 prevaleceram na participação. Os respondentes que, já estavam trabalhando; trabalhando e estudando, outros apenas estudando e uma pequena quantidade não está trabalhando, nem estudando. A maioria dos respondentes consideram que podem assumir atividades de Gerente de Produtos/Serviços e em seguida Analista de Negócios, seguidos de Gerente de Loja e Comercial e sentem-se preparados para o mercado de trabalho, no qual realizam atividades fortemente relacionada com a área profissional do curso. Aprimoraram seus conhecimentos, assim como melhoraram o seu desempenho profissional, situação pessoal ou aqueles que mudaram para um emprego melhor. Portanto, observa-se nesta pesquisa que o estudo sobre os egressos do curso de Gestão Comercial do IFPB, Campus Guarabira tiveram significativo aproveitamento do curso para que os mesmos desenvolvessem certas habilidades para o mercado de trabalho, tanto para os que já trabalhavam, desenvolvendo alguma atividade em empresa ou comércio, assim como para os que ainda terão oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

  • 2017-02-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Uso das redes sociais no comércio como ferramenta de Marketing Boca a Boca: análise nos setores varejistas de vestuário e calçados da cidade de Guarabira - PB

    O marketing e o varejo estão diretamente ligados, uma vez que a principal contribuição do marketing para o varejo é o seu auxílio aos setores de venda das empresas, pois ele tem a função de agregar valor ao produto ou marca fazendo com que ele venda por si só. O presente projeto tem como finalidade analisar o uso das redes sociais como ferramenta de marketing boca a boca no setor varejista de vestuário e calçados no centro comercial da cidade de Guarabira - PB. De forma específica, também procura identificar informações como tempo de atuação no mercado; quantas lojas do varejo no segmentos vestuário e calçadista da cidade fazem uso das redes sociais como ferramenta de marketing on-line, bem como a frequência de uso delas, e quantas não fazem e por quais motivos; verificar quais redes sociais são utilizadas e a frequência de atualização; analisar se a loja utiliza os serviços de formadores de opinião e investigar quais outros meios de divulgação são mais utilizados. Por meio de uma metodologia quantitativa e exploratória, foi aplicado um questionário Survey em um universo de 115 lojas. O Survey é composto por onze questões relacionadas a Marketing Digital, e aborda assuntos como Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias, Email Marketing, Marketing Viral, Publicidade Online e Pesquisa Online. Participaram da pesquisa 97 lojas e os resultados mostraram que o Facebook e o Instagram são as redes sociais preferidas para o Marketing Digital e que ainda é grande a preferência de veículos de mídia como carros de som e rádio.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Mudança Organizacional: Análise da Implantação das alterações no Plano de Contas aplicado ao Setor de Contabilidade da Prefeitura de Caicó-RN

    Este trabalho teve por escopo analisar o impacto sofrido pelo setor de contabilidade da Prefeitura de CAICÓ-RN, no ano de 2017, no que se refere às suas rotinas de trabalho e operacionalização dos procedimentos contábeis, com a implantação do novo plano de contas aplicado ao setor público. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, baseando-se em revisão de literatura e aplicação de questionários. A partir da execução dos métodos mencionados, constatou-se que a implantação de tal plano teve efeito benéfico na operacionalização dos procedimentos, com reflexo positivo nas rotinas de trabalho desenvolvidas no setor, pois as opiniões dos envolvidos no processo convergiram neste sentido, além do que a transparência e fidedignidade na geração das informações divulgadas pela gestão pública foi indicado como principal resultado. Portanto, foi perceptível o efeito positivo e benéfico de tal implantação no setor contábil estudado, propiciando melhorias para o mesmo, tornando a gestão fiscal do município eficiente e transparente.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Igualdade de gênero na ocupação de cargos de administração de empresas um estudo de caso a partir da percepção das trabalhadoras da empresa Guaraves em Guarabira PB

    As mulheres vêm ocupando no mercado de trabalho cargos de destaque, a partir de processos de luta contra a desigualdade de gênero. Porem, apesar das constantes lutas, ainda é possível perceber o reflexo dessa desigualdade no campo de atuação profissional, através da inferiorização das atividades executadas por elas, não tendo o reconhecimento e a valorização dos seus cargos. Antigamente as mulheres possuíam apenas a função da maternidade e das tarefas domésticas, enquanto o homem era responsável pelo trabalho e sustento da família, esse padrão contribuiu através de uma construção histórica para inferiorização da mulher. Através da aplicação de questionários, a presente pesquisa buscou realizar uma analise quantitativa para analisar os cargos de administração ocupados por mulheres na empresa Guaraves, e verificar se existe em seus quadros, uma realidade de desigualdade.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Legalidade no controle interno da execução orçamentária: estudo de caso na Câmara Municipal de Acari/RN

    As legislações referentes ao Controle Interno no âmbito da Administração Pública, quanto ao cumprimento da legalidade dos atos praticados pelos gestores, estabelecem condutas a execução orçamentária e impõem a implantação de um sistema de controle interno no âmbito de cada Poder. A presente pesquisa objetivou verificar se o sistema de controle interno da Câmara Municipal de Acari/RN obedece à legalidade dos atos acerca da execução orçamentária. Trata-se de um estudo caracterizado como empírico, exploratório, qualitativo a partir da técnica de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi usada uma entrevista estruturada e técnica de observação. Nos resultados verificou-se que as práticas da controladoria quanto à legalidade no controle interno da execução orçamentária estão condizentes com a legislação vigente, porém, foram identificadas algumas limitações na legislação municipal, tais como, à estrutura do setor da controladoria por ser composto por apenas um membro, o gestor deve ficar atento quanto à legalidade das práticas em caso de ocorrência de ausências da controladora. Por fim, em casos de ausências como, por exemplo, férias ou licença, a realização de treinamento com o servidor que vier a assumir temporariamente a função ou até mesmo para dá continuidade ao serviço em caso de mudança de gestão.

  • 2018-11-11
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A transversalidade de gênero nos Planos Plurianuais (PPAs) de 2014-2017 dos governos das capitais do Nordeste

    O trabalho ora apresentado teve como objetivo verificar a transversalidade de gênero nos Planos Plurianuais (PPA) de 2014-2017 dos governos das capitais do Nordeste e identificar os programas que explicitam as ações voltadas às demandas das mulheres. O estudo tomou por aporte teórico autores do campo da administração pública, gestão pública e ciências sociais. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva realizada com base nos dados dos Planos Plurianuais disponibilizados nos portais de transparência dos órgãos municipais das nove capitais do Nordeste. Compreende-se que os resultados obtidos ainda estão aquém do necessário para alcançar os objetivos mais efetivos por parte dos governos, demandando ampliar as discussões no âmbito da gestão pública sobre a incorporação da transversalidade de gênero nos orçamentos públicos a fim de reduzir as desigualdades entre homens e mulheres.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Mudança organizacional no setor público: o caso de uma instituição de ensino na Paraíba

    As organizações necessitam estar constantemente adaptadas ao ambiente contornado por contínuas mudanças para que garantam sua sobrevivência e competitividade no mercado. No setor público, tais mudanças também estão presentes, pois cada vez mais os usuários dos serviços oferecidos exigem maiores níveis de qualidade e satisfação na prestação desses. Este artigo tem como objetivo propor sistemáticas de trabalho como ferramentas de gestão para superar os desafios nos processos de mudanças organizacionais encontrados em uma instituição de ensino pública de ensino médio na cidade de Santa Luzia – PB. Para isso, realizou-se um estudo de caso na referida instituição. Os resultados analisados demonstram que a escola em estudo dispõe de pontos de resistência à mudança e que as propostas de superação dos obstáculos obtidas neste trabalho podem levar à instituição ao caminho do sucesso na consolidação das mudanças organizacionais.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Planejamento estratégico: Um estudo de caso na Superintendência Regional do DNIT no estado da Paraíba

    Este trabalho tem por objetivo geral investigar o entendimento, conhecimento e utilização do Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão pelos gestores da Superintendência Regional do DNIT no estado da Paraíba (SR/PB). Esta pesquisa é do tipo descritiva, bibliográfica, documental, assim como qualitativa. A análise foi realizada a partir da aplicação de questionário a um público de 15 servidores que exercem função de gestores, diretamente envolvidos na gestão administrativa e técnica da SR/PB. Com os resultados foi observado que os gestores entendem o que seja Planejamento Estratégico, sabem dos benefícios de sua utilização e conhecem o Mapa Estratégico, porém, a maioria deles desconhecem os Objetivos Estratégicos, Iniciativas Estratégicas e Indicadores Estratégicos. Evidenciando assim a incipiente utilização do Planejamento Estratégico no âmbito da Superintendência Regional da Paraíba.

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