Trabalho de conclusão de curso de graduação
A satisfação do cliente em uma loja de cosméticos da cidade de Guarabira PB
Em meio a um mercado bastante competitivo, as organizações passaram a se preocupar com inúmeras esferas dentro do processo organizacional, comportamental e econômico de cada empresa, neste sentido, nos dias atuais nos deparamos com empresas que se preocupam com a saúde física, mental de seus colaboradores, como uma forma de estimular bons resultados no ambiente de trabalho, e assim, atingir seu objetivo dentro da perspectiva de lucro que também deverá promover a satisfação do cliente. A satisfação do cliente promove à qualidade dos recursos oferecidos pela empresa e para seu pleno desenvolvimento comercial. Assim, o presente trabalho, tem como objetivo reconhecer a satisfação do cliente em uma loja de cosméticos da cidade de Guarabira- PB. O interesse pelo tema surgiu da intenção de conhecer as principais questões referentes a satisfação do cliente, por meio de requisitos básicos de atendimento, promoção de ambiente saudável de convivência entre seus colaboradores, produtos de qualidade e preços acessíveis. Objetivando analisar o grau da satisfação dos clientes de uma loja de cosméticos, foi preciso recorrer na metodologia através de pesquisas exploratória, de caráter descritivo e de campo. Quanto aos resultados foram escolhidos para exposição na análise de dados as seguintes categorias: Genêro (81% - feminino);Faixa Etária (33% para clientes de 31 à 40 anos e outro e 29%ao público com 21 à 30 anos de idade) Localidade e Moradia (50% - Guarabira); Renda Familiar (até R$ 1.501,00 à R$ 2.000,00); Honestidade e Transparência (60% - muito bom); Ter Confiança (70% - muito bom); Rapidez no Atendimento (81% - muito bom); Qualidade Geral no Atendimento (85% - muito bom); Qual a Frequência de Visitas à Loja de Cosméticos (36% - 2 vezes por semana ou mais). Utilizando-se da aplicação de questionário (pré-teste), com o intuito de coleta e análise de informações pertinentes a aplicação da temática em questão. Neste sentido, buscou-se como fundamentos teóricos para este trabalho a luz de autores como: CHIAVENATO (2007),
KOTLER (2000), SANTOS (2007), LAKATOS; MARCONI (1992-2003) dentre outros autores que aparecerão na fundamentação teórica.