ESTUDO DE FUNÇÃO: Uma Sugestão de aula utilizando o material didático Máquina das Funções

Farias, Marcos Antonio Cunha

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar o conteúdo de função, utilizando para isso o material didático máquina das funções. Essa sugestão visa possibilitar aos professores de matemática utilizarem essa ferramenta como uma técnica que instigue os alunos do ensino médio a uma compreensão e aprendizado satisfatório deste conteúdo. É notório que a maioria dos alunos que ingressam ou concluem ensino médio apresentam muitas dificuldades em relação a tal conteúdo, visto que a eles foram apresentados de forma instrutiva e conveniente e, nesse contexto, esses conteúdos são esquecidos facilmente, pois os alunos acham que os mesmos não têm importância ou aplicação. Trata-se de uma sugestão de aula que irá associar um material didático, e a sua utilização está diretamente associada às ferramentas utilizadas diariamente pelos professores, (quadro branco, lápis pilot), o professor precisa, apenas, fazer desenhos, para utilizar essa sugestão. Pretendemos, com esse estudo, associar essa sugestão ao estudo do conteúdo de função, com o objetivo de aplicá-lo em práticas pedagógicas e com isso minimizar as dificuldades dos alunos e propiciar aos professores mais um mecanismo que os auxiliem no processo de ensino e aprendizagem e, dessa forma, trazer contribuições ao trabalho dos professores.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.