EXPLORANDO O CONCEITO DE BASES NUMÉRICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
SANTOS, Juseilma da Silva
Resumo
No desenvolvimento do presente trabalho de pesquisa procuramos compreender como podemos explorar o conceito de bases numéricas na perspectiva da sua contextualização e problematização na sala de aula de Matemática. Para isto, optamos por construir um aporte teórico, com autores que trazem um registro historiográfico sobre o tema, bem como autores que trazem uma perspectiva de um ensino de Matemática que valorize uma abordagem pela compreensão de seus conceitos mediados por questões interessantes, para que fosse possível compreender e propor atividades que explorem uso ou aplicações no cotidiano da sala de aula desta disciplina, visando explorar o ensino de bases numéricas na perspectiva da sua problematização e como esta pode ser trabalhada, podendo vir a favorecer a aprendizagem em Matemática. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo analisar o conceito de bases numéricas na sala de aula de Matemática, buscando compreender os aspectos sóciohistórico de diferentes bases numéricas, visando a construção de uma sequência didática envolvendo o conceito de bases numéricas a qual foi explorada através de um minicurso abordando questões que podem ser trabalhadas pelo professor na sala de aula de Matemática. Optamos por uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, onde os estudantes puderam responder um questionário auto avaliativo aplicado ao final da atividade, além de manifestar suas observações durante o desenvolvimento da proposta. Ao defender a importância da abordagem das diferentes bases numéricas, enquanto estratégia que possa contribuir na compreensão em torno do conceito de número em diferentes bases e de sua evolução ao longo tempo
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.