ESTUDO DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ALBUQUERQUE, Brenda Silva Martins de

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo verificar como alunos do 2º ano aplicam o conceito de probabilidade a partir de temas geométricos através da Resolução de Problemas e como essa metodologia pode contribuir para um ensino-aprendizagem com mais compreensão. O presente trabalho se propõe a dar continuidade a uma pesquisa desenvolvida a nível de graduação, a qual investiga as potencialidades da Resolução de Problemas e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Nesse contexto, uma investigação qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica é proposta neste trabalho, sendo dividida da seguinte forma: aspectos históricos e a concepção de pesquisadores sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas; alguns aspectos históricos e a importância do ensino de Geometria; alguns aspectos históricos e a importância do ensino de Probabilidade; procedimentos metodológicos; descrição e análise dos resultados da aplicação do problema. Após serem investigados os conhecimentos prévios dos alunos, foi iniciada a aplicação do problema, quando foram notadas dificuldades por parte dos alunos na resolução do problema aplicado. No entanto, com o auxílio de métodos como o uso de passos do roteiro do GTERP (Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas) e a mediação-refutação, foi possível minimizar e sanar essas limitações. Além disso, um fator que pode ser notado foi a socialização do conhecimento e a explicação de conceitos na perspectiva dos próprios alunos. Dessa forma, é possível concluir que a Resolução de Problemas oferece inúmeras possibilidades que auxiliam e melhoram o ensino-aprendizagem da matemática, fazendo com que o aluno compreenda os conceitos matemáticos de forma satisfatória.

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