ABORDAGENS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

SILVA, Caio Vinícius da

Resumo

No presente trabalho, o objetivo é analisar abordagens da Matemática Financeira no curso de Licenciatura em Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A pesquisa, classificada como qualitativa de cunho exploratório, designada como estudo de caso, foi desenvolvida com professores que ministram ou já ministraram a disciplina de Matemática Financeira e com alunos que cursavam essa disciplina no momento da pesquisa, tendo como contexto o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com esses professores e com a aplicação de um questionário a uma turma cursante da disciplina de Matemática Financeira. Para a análise dos dados produzidos, optamos por dividir em três tópicos, no primeiro dialogamos com cada questionamento feito na entrevista aos professores. No segundo, trazemos as percepções dos alunos sobre a disciplina. Ao final, discutimos o entrelaçamento de percepções entre professores e alunos sobre a temática proposta. Os dados evidenciam que os professores participantes da pesquisa buscam meios para uma abordagem crítica e consciente da disciplina, como a utilização da metodologia da resolução de problemas. A partir dos relatos dos alunos, tivemos a comprovação dessa formação crítica, onde obtivemos respostas relacionadas a importância e aplicação da Matemática Financeira no cotidiano. Assim, evidenciamos que a abordagem da Matemática Financeira não está voltada apenas para aos cálculos matemáticos, incluindo nas discussões da disciplina questões sociais, críticas e relacionadas ao contexto dos estudantes, o que está de acordo com a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Realizar uma pesquisa como essa é de extrema importância, uma vez que, colabora com o processo de ensino e aprendizagem, buscando contribuições para o progresso do ensino da Matemática Financeira.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.