A reflexão como instrumento de formação e aperfeiçoamento da prática docente: percepções de professores de língua estrangeira

RODRIGUES, Simone Ramos Silveira

Resumo

A partir do conceito de professor reflexivo, segundo importantes autores como José Carlos Libâneo (2005), Bernard Charlot (2005), José Gimeno Sacristán (2005), Silas Borges Monteiro (2005), Evandro Ghedin (2005), Selma Garrido Pimenta (2005), Pérez Gomes (1995), Donald Shön (2000), o presente estudo propôs analisar as percepções dos professores de língua inglesa do ensino fundamental, anos finais, do município de Cabedelo/PB, a respeito do uso da reflexão como potencializador de sua formação e do seu aperfeiçoamento docente, bem como apontar aspectos de sua atuação que emergem de seu discurso reflexivo. Como metodologia de pesquisa, foi explorado, de forma interpretativa, as respostas de 9 (nove) professores a perguntas objetivas e uma subjetiva constantes de um formulário do Google Forms, encaminhado por aplicativo de conversa em rede social (WhatsApp). As respostas das perguntas objetivas foram organizadas em gráficos e as da pergunta subjetiva foram categorizadas por temas e subtemas. Para o cumprimento do objetivo, foram feitas incursões sobre conceitos de professor reflexivo, a fim de entendermos a amplitude desse conceito. Na análise, seguindo o paradigma qualitativo-interpretativista, foram apresentados aspectos revelados nas respostas ao formulário proposto, classificados nos temas e subtemas que se mostraram mais evidentes e que demostram a importância da reflexão como instrumento de formação e/ou aperfeiçoamento do trabalho docente. A busca incessante por tais instrumentos justifica o presente trabalho. Ao final, observou-se que os professores possuem, em sua essência e atuação, a reflexividade como característica e que experiência e reflexão permitem ao docente desvendar possiblidades e potencialidades para formação e/ou aperfeiçoamento de seu trabalho.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.