UNINDO CULTURAS OU LIMITANDO HORIZONTES? O IMPACTO DA EXCLUSÃO DO ESPANHOL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma análise de suas implicações e perspectivas acadêmicas
Santos, Luan da Silva
Resumo
Nesta pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e interdisciplinar, destaca-se a importância crucial de preservar o ensino da língua espanhola nas escolas brasileiras. Discutem-se os desafios decorrentes da transição do espanhol de disciplina obrigatória para opcional, enfatizando a necessidade de sua inclusão no currículo para fomentar a integração entre os povos latinos e enriquecer o desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos. Também é abordada a influência de questões políticas e de poder que promovem a predominância do inglês sobre o espanhol. A revisão bibliográfica abrange estudos de Linguística Aplicada e Política Linguística, destacando a remoção do espanhol por meio de uma medida provisória e algumas ações que corroboraram na manutenção do ensino da referida disciplina em alguns estados. Os estudos mencionados incluem autores como Malta (2013), Moita Lopes (2015), Grees (2019), Paulino (2021), entre outros. Os resultados destacam uma série de fatores que contribuíram para a secundarização da disciplina no currículo, incluindo a ênfase no empreendedorismo e valores capitalistas na educação, a ausência de representatividade cultural e a persistência de uma cultura homogênea. No que diz respeito aos objetivos da pesquisa, buscou-se realizar uma análise teórica do ensino de espanhol no Brasil, identificar as razões para sua remoção como disciplina obrigatória, destacar as principais consequências dessa mudança, listar os argumentos que enfatizam a importância do espanhol na educação básica brasileira e investigar as ações e movimentos que visam reverter a situação atual do ensino do espanhol no país. Por fim, são apresentadas algumas ações e propostas destinadas a fortalecer a presença do espanhol no cenário educacional brasileiro.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.