Entre quadriláteros e circunferências: proposta para o ensino das relações métricas nas aulas de eletiva no ensino médio.
Sousa, Carlos Daniel Henrique de
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao ensino das relações métricas em quadriláteros inscritos, circunscritos e ex-inscritos em circunferências, a ser desenvolvida nas aulas da disciplina eletiva do Ensino Médio. A pesquisa busca contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem da Geometria, área frequentemente negligenciada nas escolas, por meio de práticas que valorizem a contextualização e o uso de tecnologia digital, GeoGebra. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e aplicável à realidade escolar, propondo atividades interativas que estimulam o raciocínio lógico, o desenho geométrico, a autonomia e o trabalho colaborativo entre os discentes. A proposta inclui a exploração de construções geométricas, a revisão de conceitos fundamentais e a aplicação de teoremas clássicos, como os de Pitot, Ptolomeu e Steiner. Os resultados esperados consistem em promover o interesse dos estudantes pela Geometria, ampliar a compreensão dos conceitos e favorecer a aprendizagem significativa, com reflexos positivos no desempenho em avaliações externas e no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.