Histórias de Circunferência e Círculo : Possibilidades Didáticas na Educação Profissional e Tecnológica

Santos, Júnio Cândido dos

Resumo

A partir da constatação de que a educação possui um caráter dual, ou seja, assume uma forma para a classe que sobrevive da venda de sua força de trabalho e assume outra forma para a classe que explora aqueles que vendem sua força de trabalho , fizemos o uso da história da matemática como recurso pedagógico, na proposta do Ensino Médio Integrado, com o intuito de cumprir o objetivo de analisar o potencial de um livro paradidático que subsidie professores e alunos nas aulas de Geometria Plana, com foco no uso da História no Ensino da Matemática como recurso pedagógico e na proposta do Ensino Médio Integrado. Na sua elaboração recorremos a autores que compõem tanto a base conceitual da Educação Profissional e Tecnológica quanto a autores referenciais para o uso pedagógico da História da Matemática. Para a construção de um produto educacional recorremos aos eixos temáticos orientadores e à tipologia dos conteúdos. Para que o produto educacional fosse avaliado e tido como aplicável no Ensino Médio Integrado, recorremos à experiência de nove professores da Rede Federal de Educação profissional e Tecnológica, os quais o avaliaram conforme um instrumento avaliativo. Deste modo, ao final da pesquisa, cumprindo regulamentações legais do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica temos um produto educacional que através do uso da história da matemática como recurso pedagógico, dentro das aulas de matemática discute conceitos de geometria plana. Por fim, conclui com o cumprimento do objetivo da pesquisa, fazendo tanto autocríticas a ela quanto apontando sugestões para trabalhos posteriores a partir da experiência adquirida através da elaboração do produto educacional.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.