LEITURA EM LÍNGUA INGLESA A LUZ DOS GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS: AS TIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

MARREIRO, José Cristovão Maia Lucena

Resumo

Esse artigo discorrerá sobre propostas pedagógicas pelo qual o aluno-leitor do ensino fundamental II poderá ser inserido, visando a utilização dos gêneros textuais multimodais (GTM), a exemplo das tiras, nas aulas de língua inglesa (LI) e práticas de leitura que o levará a construção de sentindo. A multimodalidade aciona no leitor meios para que ele enxergue além do texto escrito, trazendo e interpretando a linguagem imagética no contexto dos gêneros textuais (GT), dando o alcance para a compreensão daqueles que não dominem essa segunda língua com fluência. Para fins teóricos, iremos apresentar as definições de Ramos (2017), no que diz respeito aos tipos de tiras, formatos, meios em que são expostas etc. No que se refere aos GT exploraremos as teorias de Rojo (2017), Marcuschi (2008) e Dionísio (2011), além de Nóbrega (2016), dando-nos caminhos e exemplos sobre as práticas de leituras em LI. Para tanto, temos ainda como orientação a Base Nacional Comum Curricular (2017), documento qual orienta escolas e professores na prática escolar.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.