O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA REVISÃO SISTEMÀTICA.

DE MIRANDA JÚNIOR, Carlos Alberto

Resumo

A constante evolução das atuais tecnologias digitais veio a impulsionar o aparecimento de uma gama de aplicativos destinados ao aprendizado de línguas estrangeiras, os quais, por sua vez, vem contribuindo para tornar esse processo cada vez mais acessível e adaptado aos diferentes níveis e necessidades de aprendizado dos seus usuários. Dessa forma, o objetivo desse estudo é verificar e analisar, por meio da realização de uma revisão sistemática, como a aprendizagem de línguas estrangeiras, via aplicativos móveis, vem sendo reportada nas pesquisas e estudos acadêmicos realizados no Brasil nos últimos dez anos. Para tal, realizou-se uma busca nas bases de dados disponíveis na internet, por trabalhos que tivessem sido realizados entre os anos de 2010 a 2020. Os resultados mostraram que este tipo de aprendizagem pode ser bastante eficaz para o aprendizado de certos aspectos linguísticos da língua alvo tais como: vocabulário, estruturas gramaticais, pronúncia e entonação, tudo isso, de uma maneira bastante atrativa, motivante e adaptada aos diversos níveis de aprendizagem. Apesar disso, a influência de métodos mais tradicionalistas de ensino de línguas em muitas de suas atividades, podem comprometer o desenvolvimento da criatividade comunicativa do aluno, limitando-o apenas ao conhecimento dos aspectos lexicais ou estruturais da língua estudada.

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