A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA
CUSTÓDIO, Francinaldo dos Santos
Resumo
Objetivamos discutir como o livro didático da escola pública é constituído em termos imagéticos quanto a negritude. A razão da discussão do livro em questão é por fazer parte das coleções língua inglesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuídos em grande escala para o Ensino Médio das escolas públicas. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa fundamentada nos estudos do Letramento Crítico (STREET, 1995), Multiletramentos (ROJO, 2009), Multimodalidade (SILVINO, 2014) e Letramento Visual (STOKES, 2002) que nos possibilita discutir os textos imagéticos como produtos providos de significados e dentro um contexto social, político e cultural. Por fim, discorremos como os códigos visuais colaboram nas práticas discursivas sociais. Percebemos, através deste trabalho, que as imagens ratificam preconceitos e estereótipos, entretanto ressaltamos a importância de explorar a produções de sentidos que o texto visual possibilita dentro de um contexto social, pois o letramento visual consiste em exercer a cidadania, possibilitando aos indivíduos participação social.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.