A AUTOBIOGRAFIA NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA

BRAZ, Rafael Francisco

Resumo

A cultura, a língua e a linguagem desempenham papéis imprescindíveis na construção histórica dos hábitos e costumes que caracterizam uma determinada sociedade e, por intermédio das palavras escritas ou faladas, podemos reconhecer uma época específica e analisar as transformações sociais que ocorreram de lá até os nossos dias. Neste artigo, propomos investigar por um víeis intercultural o texto medieval Las Memorias (2010), de Leonor López De Córdoba, a primeira autobiografia de língua espanhola. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Cuche (2002), García Martiz et al (2007), Paraquett (2010), Marcuschi (2008 e 2010), Halbwachs (2006), Moisés (2004), Le Goff (1990), Zolin (2005), Zinani (2006) e Ciplijauskaité (1982), assim, nossa metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativo. A análise mostrou que a relação do gênero discursivo a partir de uma temática reflete não apenas uma sociedade medieval, mas práticas que acontecem até hoje na sociedade. Doña Leonor, foi uma mulher secular que narrou em sua autobiografia a história de sua vida e dos seus familiares. Ela merece um reconhecimento tanto no que se refere ao gênero, como também de destaque histórico.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.