A CONTRIBUIÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO REMOTO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO

FERREIRA DA SILVA, Betânia Maria

Resumo

Com o advento da Covid-19, o sistema educacional brasileiro se viu na necessidade de se readaptar a tais circunstâncias, por meio do qual engessou a categoria de ensino presencial, uma vez que a circunstância ao qual estamos vivendo não oferece condições para que continuasse o exercício padrão de ensino devido ao risco de contaminação. Desta maneira, o nosso trabalho procurou desenvolver uma discussão exitosa em torno do manejo teórico, prático e metodológico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), nomeadamente na dimensão do ensino de Língua Inglesa. O objetivo geral desta pesquisa se concentrou em identificar se alunos de escolas públicas apresentaram problemas quanto à operação com ferramentas digitais, como também, o modo pelo qual o docente organizou técnicas metodológicas para sanar tais dificuldades. Como aporte teóricometodológico, autores como Paiva (2008), Leffa (2006), Silva (2014) entre outros, foram fundamentais para uma constituição exitosa de nosso trabalho. Em linhas gerais, constatou-se que tanto o corpo docente como o corpo discente, porquanto se encontram conjugados a modalidade remota, apresentaram resistência quanto à adaptação aos novos lugares de ensino-aprendizagem, mas também conseguiram, em tempos de pandemia, suplantar a crise na educação e concluir o ano letivo.

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