ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA METACOGNITIVA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: Uma revisão de literatura.

VÁSQUEZ RIVERA, Cristian Ceferino

Resumo

Aprender uma língua estrangeira requer a aquisição de habilidades: auditiva, escrita, leitura e oralidade. Este ensino, em escolas regulares, preferencialmente se resume à gramática e leitura de textos, em detrimento das outras habilidades. Escolas regulares as priorizam por questões de planejamento de conteúdos e ajuda aos alunos a conhecer uma visão de mundo de diferentes culturas. Visão sustentada como um dos atributos do ensino-aprendizagem, que diz respeito com a formação cidadã, respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). Levando em conta a premissa desses Parâmetros e, considerando uma das quatro habilidades, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir, a partir de uma revisão de literatura, acerca das algumas estratégias metacognitiva na compreensão leitora nas aulas de língua espanhola. Mata (2008) comenta a importância da metacognição no desempenho que exerce o leitor nas tarefas de leitura e compreensão. Para isso, serão apresentadas reflexões sobre algumas estratégias metacognitiva na compreensão leitora em língua espanhola. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura teórica, descritiva, básica, bibliográfica e qualitativa. Como resultado podemos indicar que as estratégias metacognitivas na compreensão leitora facilitam a compreensão mais profunda do texto dando autonomia ao leitor pudendo extrair mais informação do texto.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.