O USO DO APLICATIVO DUOLINGO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CUITÉ-PB

LACERDA, Markson Gomes de

Resumo

O presente artigo promove uma reflexão crítica e prática acerca da implementação de Tecnologias Digitais, na prática pedagógica, por meio do uso de plataformas online e dispositivos móveis em sala de aula. Nesse sentido, levantamos a seguinte questão norteadora: Como desenvolver as quatro habilidades comunicativas nas aulas de Língua Inglesa com alunos de escola pública, utilizando aplicativos online por meio de dispositivos móveis? No intuito de responder a esse questionamento, pensamos o seguinte objetivo geral: compreender qual a importância do Duolingo para os estudantes de Língua Inglesa do Ensino Médio da Escola Orlando Venâncio dos Santos. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa traz abordagens teóricas sobre métodos de ensino (MARTORELLI 2020) dando ênfase às metodologias ativas (NEVES 2018). Em termos práticos, utilizou-se, além do aplicativo Duolingo, atividades avaliativas e diagnósticas durante a experiência realizada em sala de aula, com alunos do Ensino Médio, Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, na cidade de Cuité-PB. Constatamos ao final da experiência, com base nos dados colhidos e na observação do uso pedagógico do aplicativo, que o uso da ferramenta Duolingo tornou os alunos mais reflexivos e conscientes no estudo do inglês.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.