AFETIVIDADE E INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DE CONCLUINTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS – IFPB.

OLIVEIRA DA SILVA, Eduardo

Resumo

Uma das maiores discussões em torno da Educação a Distância – EaD – tem sido a interação e a afetividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem– AVA. Assim, o presente trabalho buscar analisar as percepções sobre os processos de interação e afetividade em um curso de pós- graduação lato senso de uma instituição de ensino superior pública. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida através de abordagem qualitativa de caráter descritivo em que foi utilizado um questionário semiestruturado e aplicado aos discentes da pós-graduação em Línguas Estrangeiras Modernas oferecida pelo IFPB. Os resultados foram analisados luz às teorias sobre emoção (VYGOTSKY, 1998) e afetividade no ensino à distância (PEREIRA, 2017). Os resultados obtidos através da visão dos estudantes corroboram com a nossa hipótese da necessidade de uma maior interação através das ferramentas disponibilizadas pelo AVA ou através de redes sociais externas, ainda de acordo com os estudantes, o processo de construção de ensino e aprendizagem pode ser potencializado dependendo da intensidade com que os laços afetivos são construídos entre discentes e docentes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.