O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA PROFESSORES E ALUNOS

SÉRGIO DE SOUZA, Márcia Cristina

Resumo

Devido à pandemia do novo coronavírus, surgiu a necessidade de um plano de ensino remoto em caráter de emergência. Com a implantação do ensino remoto emergencial, surgem muitas dúvidas, levantamos a seguinte questão norteadora: Quais os desafios enfrentados por professores e alunos com a implantação do ensino remoto? A realização dessa pesquisa se deu a partir de questionário com os seguintes enunciados: 1.‘Eu sou’. Esclarecendo esta questão, nela, cada sujeito se identificou como professor ou aluno; 2. ‘Para você, quais os maiores desafios enfrentados durante o ensino remoto?’; 3. ‘Em sua opinião, quais possíveis estratégias deveriam ser adotadas para amenizar tais desafios?’. O objetivo geral de nosso artigo é o de analisar os desafios enfrentados por professores e alunos da Escola Cidadã Integrais Técnica Professor Bráulio Maia Júnior, localizada em Campina Grande – PB. Utilizamos as teorias de Moore & Kearsley (2007) e fizemos reflexões sobre as leis relacionadas à nossa temática, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e também a Portaria 343 do Ministério da Educação (MEC) de 17 de março de 2020. A metodologia empregada neste trabalho foi de natureza qualitativa e o instrumento para coleta de dados foi o questionário via Google Forms. Ao final da pesquisa, constatamos que professores estão aprendendo novas formas de ensinar e de avaliar seus alunos – fora das paredes da sala de aula – a partir de diversas ferramentas. E alunos estão percebendo que ser aluno vai muito além de ir à escola todos os dias e que, para aprender no mundo digital precisam de organização, dedicação e planejamento.

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