REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO

Teixeira, Edilma Lopes

Resumo

O presente trabalho, orientado por uma pesquisa bibliográfica tem como temática a educação inclusiva nos processos de ensino e de aprendizagem do aluno surdo, parte da reflexão sobre a inclusão educacional desenvolvida considerando-se o direito à diversidade e à igualdade. Destaca-se que este trabalho tem como objetivo refletir acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelo professor, em sala de aula, e como elas podem contribuir para minimizar as dificuldades do aluno surdo e melhorar o seu desempenho durante o processo de ensino e aprendizagem. O tema inclusão já era um problema social relevante antes mesmo de ser tratado no âmbito escolar. Percebe-se que muitas instituições ainda têm dificuldades diante da acolhida de crianças surdas, sendo preciso observar que cada indivíduo tem suas particularidades de aprendizado (VIEIRA ET AL. 2019). utilizou-se da pesquisa bibliográfica integrativa os principais teóricos utilizados foram (VYGOTSKY, 2001), Machado (2008, p. 78, (FONSECA, 2002, p. 32, (GUGEL, 2008), (VIEIRA ET AL. 2019), Lima (2004, p. 20), entre outros.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.