Oralidade e tecnologia: uma proposta didática com o gênero podcast

Ferreira, Lucas de Sousa

Resumo

O gênero podcast encontra-se atualmente como algo que possibilita uma qualificação da expressão oral, o qual proporciona aulas mais dinâmicas, criativas, podendo motivar os alunos e fazendo com que eles possam ser autores de seu próprio conhecimento. Diante disso, sabendo que o trabalho com o ensino da oralidade ainda ocupa um espaço limitado em sala de aula, neste artigo, buscamos expor como a inserção do gênero podcast no ambiente escolar pode ser de suma importância no desenvolvimento de competências orais, além de ser um gênero potencializador nas práticas de leitura e escrita e esculta de textos, sendo um gênero que pode enriquece às práticas pedagógicas. Dessa forma, ao longo desse artigo apresentamos uma proposta didática que visa expor a relevância do podcast no âmbito educativo, mostrando possibilidades de trabalhos com a utilização desse gênero em sala de aula. Para isso, centramos no modelo de sequência didática de Schnewly e Dolz (2004). Portanto, espera-se por meio desse trabalho agregar para as discussões em relação a inserção das tecnologias nas práticas pedagógicas, em especial, do gênero podcast, visando contribuir para o desenvolvimento da habilidade oral do alunado e outras competências.

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