O programa Educar Pra Valer e o ensino da leitura: uma proposta para a formação de leitores fluentes

Lima, Maria de Lourdes Pereira de

Resumo

Este artigo aborda o ensino de leitura numa perspectiva da semântica de contextos e cenários. Para tanto, discute-se sobre a eficácia dos métodos e das estratégias desenvolvidos pelo Programa Educar pra Valer, o qual apresenta práticas para que, ainda nas séries iniciais, os estudantes tornem-se leitores fluentes. Dessa forma, objetiva-se analisar as estratégias de leitura apresentadas por esse programa, verificando se estas contribuíram para a formação de leitores fluentes. Aborda-se a importância dessas estratégias na formação de leitores fluentes e verifica-se. Para tanto, adota-se como embasamento teórico os trabalhos de Ferrarezi Jr. (2008;2010), Kleiman (1999;2002) e Koch e Elias (2018a;2018b), na perspectiva da Linguística e da Semântica de contextos e cenários. Para constatar a eficácia dos métodos do Programa, examinam-se os dados de avaliação da turma observada com sua respectiva evolução. Por fim, ratifica-se que as referidas estratégias de leitura adotadas pelo programa trazem resultados satisfatórios para a formação do leitor fluente, quando comparados aos resultados da avaliação diagnóstica do início do ano letivo analisado.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.