O uso da webpage e organização de conteúdos digitais como suporte ao ensino de língua inglesa no ensino médio integrado

Silva, Rodrigues Fernandes da

Resumo

O atual contexto da globalização e seus avanços em nossa sociedade tem nos trazido à necessidade da língua inglesa, nos convidando a refletir sobre a execução deste componente curricular em face das novas diretrizes oficiais para os currículos escolares em nosso país, que envisionam a formação integral e emancipadora. Logo, o objetivo desta pesquisa consiste em verificar o direcionamento do IFPB Campus Campina Grande em relação ao ensino do componente curricular língua inglesa dentro do Curso Técnico Integrado em Petróleo e Gás, tendo como referência os Campos de Atuação Social propostos para a área de Linguagens e suas Tecnologias pela BNCC. A metodologia da presente pesquisa possui abordagem qualitativa, natureza aplicada e tipologia descritiva e documental. A pesquisa se deu em duas etapas: na primeira, foram examinados os planos de disciplina de língua inglesa do Curso Técnico em Petróleo e Gás; na segunda, foi aplicado um questionário online qualitativo com os docentes de língua inglesa da instituição a ser pesquisada. O plano de disciplina para a língua inglesa analisado neste trabalho foi submetido a cinco categorias chamadas Campos de Atuação Social relacionadas à etapa do ensino médio: Vida Pessoal, Práticas de Estudo e Pesquisa, Jornalístico-Midiático, Vida Pública e Artístico. A análise do plano de disciplina e dos dados coletados demonstram a existência de um distanciamento entre a formação integrada esperada e o que é posto em prática pelos docentes à partir das propostas curriculares existentes na instituição pesquisada. Com esta verificação, foi desenvolvido um produto educacional em formato de página virtual, voltado para os professores de língua inglesa, com o objetivo de fornecer conteúdo informativo para a capacitação contínua destes profissionais dentro dos pressupostos da formação profissional e tecnológica característicos da Rede de Institutos Federais em nosso país.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.