Docência em Língua Inglesa: a utilização de manchetes jornalísticas (Headlines) para a formação integral dos educandos

Menezes, Myrella Madureiro Sousa de

Resumo

Sabe-se que o estudo do gênero jornalístico tem sido cada vez mais realizado em sala de aula, sobretudo de Língua Inglesa, seja por ser um texto autêntico e atualizado que possibilita o contato do educando com materiais de contextos reais da língua-alvo, seja por ser fonte de informação e estímulo à leitura fora do contexto escolar, que servem como suporte para o alcance da formação integral do aluno a partir da leitura crítica de mundo. Nessa perspectiva, destacamos a relevância de um gênero textual em Língua Inglesa – as headlines – enquanto ponte de acesso à formação crítica e emancipadora dos educandos, visto que estas têm uma enorme carga comunicativa e, diariamente, comunicam a leitores que buscam rapidamente se informar sobre os fatos em sites de notícias. Dessa forma, tendo em vista a viabilização de um ensino de Língua Inglesa no âmbito do multiletramento e da formação de cidadãos críticos, conscientes e emancipados, objetivou-se investigar a compreensão dos docentes de Língua Inglesa do Ensino Médio Integrado (EMI) no IFPB, campus João Pessoa, acerca da utilização de headlines enquanto recurso didático para a formação integral dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de campo-empírica, qualitativa, de caráter exploratório, realizada a partir de levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos citados. Os resultados obtidos foram interpretados seguindo os preceitos da Análise de Conteúdo. Mediante os achados, pôde-se inferir que, no tocante à formação integral dos educandos por meio do ensino de Língua Inglesa, embora se verifique uma carência teórico-metodológica para esta abordagem, há a preocupação em promover uma formação vinculada à emancipação do sujeito enquanto protagonista do processo de ensino-aprendizagem, decorrendo, portanto, na relevância de formações docentes para embasamento teórico e suporte metodológico para o alcance da formação almejada. Ademais, pôde-se perceber a recorrente não utilização das headlines para fins didáticos, tendo os docentes, todavia, reconhecido as possibilidades de contribuição destas enquanto recurso viabilizador da formação aludida. Destarte, a pesquisa culminou no desenvolvimento do produto educacional “Sequência Didática de Língua Inglesa: a utilização de headlines para a formação integral dos educandos”, visando fornecer subsídios teórico-metodológicos aos docentes para o uso das headlines como recurso didático no referido ensino. Assim sendo, o produto educacional foi avaliado como uma relevante e inovadora proposta de ensino, de qualidade conteudista, metodológica e gráfica, corroborando a busca por uma docência mediante um trabalho integrado por meio da articulação de conteúdos de Língua Inglesa, sugeridos pelos documentos oficiais, bem como a formação humana integral a partir da abordagem crítica e emancipadora do material proposto.

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