A importância da ludicidade para a educação infantil

Santos, Amando Silva Marinho

Resumo

O presente artigo, teve como objetivo geral de apresentar o lúdico como uma ferramenta valiosíssima nesta etapa da educação básica. Para atingir nosso objetivo geral, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma releitura à luz de alguns teóricos especialista na temática em questão, situar o leitor sobre a etapa da educação básica em estudo que é a educação infantil, apresentar o lúdico como um diferencial competitivo no ensino/aprendizagem do aluno. A problemática detectada nesta pesquisa foi a seguinte: Como trabalhar o lúdico na educação infantil, alinhando conteúdos e aprendizagem? Muitos educadores veem o lúdico como uma perda de tempo, ou seja, não conseguem perceber o papel do lúdico na vida da criança, e não apenas na educação infantil, mas em toda a educação básica e até na educação superior, o lúdico deve estar presente. Ao final desta pesquisa percebemos que o lúdico, o brinquedo, a brincadeira, ambas são ferramentas valiosas para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem da criança, e muito mais do que fazer com que a criança aprenda a ler e a escrever, mas o lúdico quando utilizado de forma correta faz com que a criança se socialize com o mundo, com as pessoas e coisas a sua volta.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.