Educação Física e interdisciplinaridade: buscando inovações e aperfeiçoamento da prática escolar

Santos, Ildembergue Lins dos

Resumo

Para um direcionamento do estudo busca-se responder ao seguinte questionamento: Como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas aulas de Educação Física do Ensino Médio de uma escola pública de Marizópolis/PB? O objetivo geral teve como foco a aceitação e eficácia de atividades educacionais interdisciplinares, tendo como base os conteúdos da Educação Física Escolar. O estudo proposto assumiu as características da pesquisa-ação, por propor uma ação que vise intervir nas dificuldades encontradas por meio da investigação. Para tanto, foram elaboradas situações de ensino que colaborassem com a prática interdisciplinar nas aulas de Educação Física. Foram eleitos como participantes 62 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Silva Mariz, localizada no município de Marizópolis/PB. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, por pretendermos investigar como a metodologia possa facilitar a compreensão dos alunos na disciplina de Educação Física com conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar. Ao final desta pesquisa foi possível verificar que a interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física pode trazer importantes melhorias no desempenho dos alunos nas disciplinas estudadas, tendo influência, principalmente, na melhoria da aprendizagem do aluno e no seu interesse pelas aulas. Percebe-se nesse estudo que a Educação Física é uma via aberta onde seria possível canalizar muitas possibilidades de construção do conhecimento e a inovação pedagógica como agente modulador, que propicia a constante geração desse conhecimento.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.