As marcas do dialogismo no gênero discursivo meme

Almeida, Fabiana Alves de

Resumo

Com as inovações tecnológicas, surgem diferentes formas de se comunicar e, consequentemente, novos gêneros discursivos. Dentre tantos, destacam-se os memes, gênero caracterizados pela maneira acelerada, animada, crítica e com teor de humor que viraliza em ambientes digitais. Diante disso, neste estudo, temos a seguinte pergunta problematizadora: Como se apresentam as marcas do dialogismo no gênero digital meme? A partir dessas considerações, o presente artigo tem como objetivo geral analisar as características do dialogismo no gênero discursivo meme, publicado no perfil do Instagram conhecido como Mona Ácida (ex MonaGrossa), entre o período de 2020 e 2021 sobre a temática decorrente do isolamento social em virtude da Covid-19. Esta pesquisa tem como objetivos específicos: a) Refletir sobre os gêneros discursivos nos contextos digitais; b) Identificar as características do gênero meme, conteúdo temático, composição e estilo. c) Analisar as relações dialógicas do gênero meme e os seus efeitos de sentido. Dessa forma, o trabalho proporciona um estudo com análise criticointerpretativa dos dados coletados com auxílio e pesquisa bibliográfica, de carácter qualitativa que promove o seu levantamento através de artigos acadêmicos, livros e contribuições teóricas. Este trabalho tem como respaldo teórico os autores Bakhtin (2015), Bakhtin/ Volochínov (2002), Fiorin (2003) e Marcuschi (2003). Sendo assim, constatamos que, na composição do gênero meme, é possível confirmar a presença do dialogismo, efetivado através de uma comunicação ativa e dinâmica. Ao reconhecer esse recurso constitutivo da linguagem, podemos compreender os sentidos e difundir a mensagem que o texto quer transmitir aos interlocutores para estabelecer a interação social.

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