Reflexões sobre acessibilidade arquitetônica para os alunos com deficiência

Pereira, Josineide Gomes dos Santos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os principais desafios de acessibilidade arquitetônica de alunos com deficiência, além de discutir possibilidades diante desses desafios. Para isso, este trabalho aborda o significado e o alcance da ideia da inclusão, define a acessibilidade e suas implicações na qualidade do ensino inclusivo, apresenta os principais desafios de acessibilidade arquitetônica para as escolas e de que forma esses podem ser contornados. Encaminha-se, assim, a análise das adaptações voltadas para a acessibilidade como fator de inclusão, a partir do foco em aspectos estruturais. Através de pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, o estudo desenvolve uma análise cujos resultados indicam que, para garantir a inclusão verdadeira, é necessária uma preocupação constante no tocante à entrada e permanência do aluno com deficiência ao ambiente escolar. Sobre acessibilidade nas escolas consideramos as afirmações de Beyer (2010), Carneiro (2011), Carvalho (2012), Dotti (2013), Giacomini (2010) e Gomes (2013). Sendo assim, proporcionar acesso aos mais variados ambientes, tais como áreas de recreação, cantina, biblioteca, dentre os diversos ambientes escolares, é uma manifestação fundamental da acessibilidade para a experiência de aprendizagem dos alunos com deficiência.

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