O psicólogo na assistência estudantil em um campus do IFPB: o que lhe cabe nesse espaço educacional?

Firmino, Fátima Maria Carpes

Resumo

Esta pesquisa teve como temática o papel do Psicólogo na Assistência Estudantil em uma instituição pública federal de Educação Profissional e Tecnológica. O estudo de caso, de abordagem qualitativa, baseou-se nos referenciais teórico-analíticos da Psicologia Escolar Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Enquanto objetivo geral da pesquisa, pretendeu-se investigar a percepção que os Psicólogos Escolares vinculados à Assistência Estudantil de um Campus do Instituto Federal da Paraíba apresentam acerca da relevância de seu fazer profissional, por meio dos seguintes objetivos específicos: caracterizar o trabalho dos Psicólogos vinculados à Assistência Estudantil; identificar as principais demandas recebidas pelos Profissionais; conhecer as principais dificuldades e desafios enfrentados nesse ambiente educacional; examinar as possibilidades de intervenção conforme a percepção dos Profissionais pesquisados; e desenvolver um Produto Educacional, o qual se constituiu em uma História em Quadrinhos, acerca do papel do Psicólogo Escolar no contexto da Assistência Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevistas administradas, individualmente, pela ferramenta Google Meet, com os Psicólogos Escolares de um Campus do Instituto Federal da Paraíba, além de uma etapa de pesquisa documental, analisando os marcos normativos da Educação Profissional e Tecnológica e da Assistência Estudantil no Brasil e na Instituição pesquisada. A análise de conteúdo dos dados obtidos foi baseada nos estudos de Minayo (2001). Os resultados indicam que os Profissionais, Psicólogos participantes, consideram suas práticas, junto à Assistência Estudantil, relevantes, por oferecerem um trabalho que pode contribuir com a promoção integral do desenvolvimento humano, de valorização do ser humano e das relações que se estabelecem entre os homens, um trabalho agregador, de articulação com os processos educativos, na perspectiva da inclusão social, podendo produzir efeitos positivos para os processos de permanência e êxito dos estudantes.

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