A leitura literária como prática integradora na formação técnica de Ensino Médio: o leitor em suas múltiplas dimensões

Araújo, Clebianne Vieira de

Resumo

A presente pesquisa propôs-se a refletir sobre o papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no processo de formação integral e sobre como a instituição de ensino está preparando os alunos para a sociedade letrada contemporânea, quais práticas de leitura, notadamente a literária, estão sendo aplicadas e se estas são adequadas a contextos múltiplos e diferenciados nos quais os estudantes estão inseridos. Apresentamos como objetivo geral desenvolver uma proposta de intervenção para mediação de leitura literária na escola, que contribua para tornar a leitura do texto literário uma prática integradora, no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPB-Campus João Pessoa. Os objetivos específicos compreendem identificar, a partir dos documentos institucionais norteadores do ensino médio integrado, como se apresenta a formação integral subjacente ao referido curso; averiguar práticas integradoras relativas ao ensino de literatura que contemplem o perfil do egresso do curso Técnico em Informática do IFPB-Campus João Pessoa; e analisar o processo de identificação com a formação integral do sujeito-estudante desse curso, tendo como instrumento o texto literário. A pesquisa foi de campo/aplicada e do tipo exploratória, com uma abordagem mista. Para tanto, buscamos fundamentar as concepções de leitura e de literatura que dialoguem com a formação humana integral, a exemplo de Ramos (2005; 2008; 2014), Ciavatta (2003; 2005; 2014), Freire (1996; 2003), Candido (1989; 2004), Jouve (2002), Petit (2008) e Dalvi (2013; 2018; 2019). Além das contribuições advindas da elaboração e aplicação de um Produto Educacional, por meio de uma proposta pedagógica de abordagem do texto literário, esperamos, com esta pesquisa, poder contribuir com a prática da leitura, disponibilizando tal Produto, a fim de tornar a leitura literária uma prática curricular integradora, compreendida como parte da formação de um leitor de literatura autônomo e crítico, capaz de colaborar para a humanização e participação dos processos da vida em sociedade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.