Formação continuada de professores: acessibilidade ao material didático em ambientes virtuais de aprendizagem

Mota, José Ricardo

Resumo

A presente pesquisa se insere na linha de práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – e trata da acessibilidade de materiais didáticos imagéticos para discentes com deficiência visual nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), enfatizando o papel fundamental que o professor desempenha em proporcionar ou não condições para acesso equitativo a seu material de ensino. Tendo como ponto de partida a realidade vivenciada pelo pesquisador como discente do IFPB e diante da ciência de que questões de acessibilidade ainda são lacunas na formação docente e dos demais profissionais da educação, patenteou-se a necessidade de estudar e propor estratégias de auxílio aos professores e técnicos educacionais para que atendam de forma mais plena às heterogêneas necessidades de aprendizagem dos alunos que assistem. Com a equiparação das necessidades formativas em acessibilidade digital de docentes e técnicos das diversas redes de ensino concernentes ao uso massivo de gerenciadores de ensino virtuais no contexto da pandemia, evidenciou-se, então, o seguinte problema de pesquisa: Como orientar professores e profissionais da educação a implementarem práticas de acessibilidade em materiais didáticos imagéticos em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem? Para atingir os fins a que se destina este estudo, optou-se por um procedimento metodológico de natureza empírica, dentro dos contornos da pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, expressa em um estudo de caso, instrumentado pela aplicação de questionários para coleta de dados. Como proposta de produto educacional, optamos pelo desenvolvimento de um curso de acessibilidade a conteúdos visuais em AVEA, no formato EAD, estabelecendo uma relação entre audiodescrição (AD), conteúdo interativo e leitores de tela, objetivando habilitar os participantes para usarem a AD como ferramenta pedagógica. De forma geral, a participação e a avaliação do curso demonstrou a importância de se difundir o conhecimento sobre recursos de tecnologia assistiva digitais e os efeitos transformadores que tais saberes exercem em multiplicar os agentes da inclusão.

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