Percepções entre formação docente em química e as bases da educação profissional e tecnológica : análise a partir das Práticas de Ensino

Brito, Jadinéa Leandro Leite de

Resumo

Os Institutos Federais (IFs) foram concebidos como instituições dedicadas à formação técnica e tecnológica, tendo, entre seus objetivos, a oferta, em nível de educação superior, de cursos de licenciatura destinados à formação de professores para a educação básica e profissional. Nesse contexto, esta pesquisa analisou a relação entre a formação de professores de Química e as bases da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir das práticas de ensino desenvolvidas no Instituto Federal da Paraíba (IFPB/Campus João Pessoa). Para tanto, recorreu-se a uma pesquisa de campo, com abordagem mista, de caráter documental e descritivo. O estudo destacou a necessidade de integrar teoria e prática na formação docente, alinhando-a aos fundamentos da EPT, com o objetivo de preparar educadores críticos, criativos e comprometidos com a formação integral dos estudantes. Os resultados evidenciam que, apesar do diálogo inicial entre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e os princípios da EPT, ainda há desafios na aplicação prática desses conceitos, tanto entre docentes quanto estudantes. Os professores reconhecem a importância das práticas pedagógicas e da abordagem fundamentada na EPT, mas apontam limitações na compreensão conceitual e na integração dessas bases ao ensino. Por sua vez, os estudantes consideram as práticas pedagógicas fundamentais para a formação docente, embora percebam uma aplicação fragmentada e insuficiente dos princípios da EPT. Como contribuição prática, foi desenvolvido um produto educacional no formato de portfólio, intitulado “Formação para o Século XXI: Práticas Inovadoras e Competências Essenciais na EPT”. Esse portfólio tem como objetivo apoiar educadores na compreensão dos conceitos da EPT, no desenvolvimento de competências específicas e na promoção de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, oferece alternativas para a formação continuada, contribuindo para o fortalecimento da atuação docente no contexto da EPT. A avaliação do portfólio confirmou sua eficácia como ferramenta didática, consolidando-o como um recurso significativo para a prática pedagógica na EPT.

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