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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2015-07-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    RESISTÊNCIA INDIVIDUAL À MUDANÇA: UM ESTUDO SOBRE SUA RELAÇÃO COM A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO DE SERVIDORES DE UM ÓRGÃO PÚBLICO FEDERAL

    O presente trabalho visa analisar a relação entre a resistência individual à mudança nos processos organizacionais e a motivação no trabalho de servidores de um órgão público federal. Para tanto realizou-se uma pesquisa aplicada e de caráter explicativo, utilizou-se questionário aplicado aos servidores do Núcleo de Licitações e Contratos, como amostra foram considerados os 6 servidores do núcleo. O questionário conteve dezesseis questões, adotando-se a escala de Likert, com contato direto. Os dados obtidos foram analisados por meio de critérios quantitativos e qualitativos, sendo apresentados por meio de proporção e por meio da observação. De forma geral a pesquisa constatou que, para o setor estudado, ainda que haja forte resistência a mudança, esse não é um fator determinante para a motivação no trabalho destes servidores.

  • 2016-09-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    OS IMPACTOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO NÚCLEO DE CONTRATOS E DOCUMENTAÇÕES DA SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA DA PARAÍBA (SER-PB)

    A necessidade de comunicação é essencial para o funcionamento de qualquer instituição. Porém, o papel da comunicação no ambiente organizacional, está passando por incessante mudança durante os anos. Todavia, a sua não aplicabilidade é a causa de inúmeros declínios empresarias e estar aberto a essas mudanças é um fator estratégico para qualquer instituição. Essas mudanças, sem duvida, têm estimulado aos pesquisadores, o desenvolvimento de novos conceitos e teorias sobre os processos comunicativos na esfera corporativa. Um desses conceitos é a comunicação organizacional, que tem como propósito necessidade de dialogo, troca e participação entre os gestores, funcionários e o ambiente externo, e é compreendida como o elemento estratégico nas instituições responsável pela reconstrução da cultura organizacional e da identidade corporativa. O objetivo dessa pesquisa é analisar os possíveis erros de processos advindos das falhas de comunicação interna da SER-PB e quais foram seus impacto nos processos da organização. Foi realizada uma pesquisa de campo, dentro do Núcleo de Contratos e Documentações - NCD, embasados por um estudo de caso documental e descritivo por explorar situações do local onde a pesquisa está sendo realizada, retratando a situação em que está sendo feita a investigação e explicando os motivos do problema em situações que não permitem a utilização de experimentos. A pesquisa foi viabilizada através da observação in loco, em uma amostra não probabilística intencional de 32 processos licitatórios com problemas relacionadas a comunicação. Os resultados da pesquisa demonstraram que a empresa possui problemas comunicativos internos e externos graves, oriundos da falta de padronização das atividades exercidas no âmbito institucional, além de problemas de comunicação gerencial descendentes. A empresa aplicou, na medida do possível, as ações de mudanças sugeridas pelo autor desta obra, e os resultados começaram a aparecer de imediato. A remodelagem da cultura da organização leva tempo, mas o que já se sabe, é que aquele conceito de comunicação ultrapassada já não existe mais e o que se ver dentro da instituição é um processo mais participativo, com diálogos mais heterogêneos e um local de trabalho mais agradável.

  • 2016-06-07
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    GESTÃO DE COMPRAS: Análise dos processos de aquisição de materiais para o PRONATEC/Mulheres Mil no Campus João Pessoa do IFPB /Mulheres Mil no Campus João Pessoa do IFPB

    A Gestão de Materiais tem se destacado cada vez mais nas diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas, devido as constantes inovações tecnológicas que acirram a competitividade no mercado. As atividades da Gestão de Materiais garantem o fluxo contínuo e uniforme dos suprimentos necessários ao desenvolvimento das atividades de uma empresa. Dessa forma, é importante ressaltar que as áreas da Administração de Materiais se relacionam com as demais áreas de uma empresa, sendo que, somente a área de Gestão de Compras foi abordada no presente estudo por estar ligada diretamente ao tema desenvolvido. Considerando que a Gestão de Compras é de fundamental importância para a execução e o sucesso das atividades logísticas de uma empresa, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o processo interno de aquisição de materiais do PRONATEC/Mulheres Mil destacando a importância da gestão de compras para os cursos desse programa. A pesquisa classificou-se como exploratória e descritiva com abordagem qualitativa dos dados, a técnica utilizada para a coleta de dados foi à realização de entrevistas individuais, utilizando um roteiro de questões do tipo semiestruturada com quatros servidores do IFPB envolvidos no processo de aquisição de materiais. Como resultado, identificou-se como os principais entraves no processo de aquisição de materiais para os cursos do PRONATEC/Mulheres Mil, a dificuldade de planejamento, o desconhecimento do processo de aquisição, necessidade de pessoal de apoio especializado para as compras no âmbito do Pronatec/MM, bem como a falta de comunicação entre os setores envolvidos na aquisição desses materiais, foram constatados como problemas e gargalos no processo de aquisição de materiais.

  • 2018-09-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

    Atualmente a necessidade de inovações e melhorias vem ganhando espaço no ambiente empresarial. São estratégias inovadoras quem fazem uma organização se sobressair das demais, em virtude disso, as empresas estão cada vez se preocupando com o seu capital intelectual, ou seja, estão investindo no capital humano de forma a gerenciar os conhecimentos dos seus colaboradores, para que assim a validação das atividades e estratégias desenvolvidas seja cada vez mais satisfatória. Dessa forma, os gestores precisam sempre buscar a eficácia da tomada de decisão, pois uma escolha incerta pode trazer prejuízos irrecuperáveis. Partindo dessa razão, este trabalho buscou trazer a Programação Linear Inteira (PLI) como instrumento da Gestão de Conhecimento, para a tomada de decisão do processo de escolha dos líderes para áreas de atuação de uma empresa júnior. Por ser uma ótima ferramenta, a PLI possibilita maior clareza na exatidão dos resultados. Com isso, o trabalho utilizou a pesquisa bibliografia para ter bases para o seu desenvolvimento, e através de um teste com 30 questões divididas em módulos foi realizado a coleta e dados que tinha como característica a transformação dos conhecimentos tácitos para o conhecimento explícitos dos consultores, onde todo o processo de escolha dos líderes foi inserido a espiral do conhecimento de Takeuchi&Nonaka (2008) com aplicações da GC do modelo de Binney (2001). Para que fosse resolvido o problema de forma clara e objetiva o problema foi resolvido através do suplemento SOLVER, que através da solução ótima encontrada cada líder escolhido foi alocado a sua área de liderança. Através do relatório de sensibilidade foram observados os efeitos causados nas variáveis de decisão, tornando o processo ainda mais eficaz. Dessa forma, foi verificado que é possível transformar a PLI auxiliar a GC proporcionando resultados satisfatórios.

  • 2015-07-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA NOTRABALHO A PARTIR DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DOS COLABORADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA

    Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das relações interpessoais na qualidade de vida no trabalho em uma escola pública de João Pessoa, a partir do comportamento organizacional dos colaboradores. Participaram da pesquisa vinte colaboradores, e a coleta de dados foi realizada através de observação direta sistemática e de um questionário com quinze questões, subdivididas da seguinte forma: treze seguiram a escala de Likert, uma onde o respondente podia apontar múltiplas opções, e ao final uma questão aberta. A análise dos dados foi conduzida com a utilização da distribuição de frequência, e também, fazendo uso da teoria junto às opiniões e percepções dos pesquisados. Os resultados obtidos identificaram que as relações interpessoais influenciam negativamente na qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da escola, uma vez que, os subcritérios da integração social na organização e os subitens do ambiente psicológico do trabalho não foram identificados no ambiente de trabalho da escola. Outrossim, verificou-se que não predominam relações interpessoais agradáveis entre os colaboradores e entre estes e o gestor, posto que existem conflitos no ambiente de trabalho, afetando a eficácia da comunicação e o trabalho em equipe e, consequentemente, influenciando negativamente no bem estar dos colaboradores.

  • 2016-09-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Diagnóstico das boas práticas de gestão de projetos : Um estudo de caso em uma organização do varejo farmacêutico na grande João Pessoa

    O objetivo do presente trabalho é analisar a integração dos processos no setor administrativo/comercial em uma empresa do varejo farmacêutico. O presente trabalho apresenta um estudo de caso em uma organização do varejo farmacêutico na grande João Pessoa com o apoio teórico na gestão de projetos, com o aprofundamento nas boas práticas de gestão de projetos. Para verificar as boas práticas na gestão de projetos na organização estudada foi utilizada uma pesquisa de natureza aplicada, cuja forma de abordagem quantitativa. Quanto aos objetivos foi descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos foi utilizado uma pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa de campo. Quanto ao método foi utilizado o indutivo. A amostra foi a amostra não probabilística e quanto ao instrumento de coleta de dados foi utilizado aplicado um questionário fechado. Foram analisados a visão da organização em relação aos seis componentes de excelência das boas práticas de gestão de projetos, os quais são: processos integrados, cultura, apoio gerencial, treinamento e desenvolvimento, excelência comportamental e gerenciamento informal de projetos. Foram identificadas áreas deficientes que revelam que a organização apóia a gestão de projetos, todavia na prática os processos da organização não utilizam as boas práticas de gestão de projetos. Por fim o presente estudo contribuiu para identificar os componentes das boas práticas que obtiveram menor índice de avaliação, permitindo assim a visualização da organização estudada, uma oportunidade para investir nestes componentes e planejar o alcance da excelência na integração dos processos organizacionais.

  • 2016-03-28
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    GERENCIANDO PROCESSOS CONSTRUTIVOS ATRAVÉS DO USO EFICAZ DO CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO EM HABITAÇÕES MULTIFAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONSTRUTORA NA GRANDE JOÃO PESSOA

    A demanda por projetos eficazes para otimizar os projetos construtivos se faz bastante presente, por se tratar de uma área em constante crescimento no Brasil, a construção civil. Diversos aspectos influenciam um projeto construtivo, como: Gestão dos custos, Gestão da qualidade e a Gestão do tempo. O presente trabalho buscou analisar a eficácia da gestão dos processos construtivos através do uso do cronograma físico-financeiro em habitações multifamiliares na Grande João Pessoa, através de um estudo de caso. Para esclarecer a importância da Gestão de Projetos na construção civil, estudaram-se os principais pilares que influenciam no sucesso ou fracasso de um projeto: através da aplicabilidade do PMBOK. No tocante à trajetória metodológica, a pesquisa foi de natureza aplicada, quanto aos fins, foram empregadas a pesquisa exploratória e a pesquisa explicativa, quanto aos meios, trata-se de um estudo de caso e uma pesquisa de campo. Concluiu-se que ao estudar a empresa, existe a necessidade de um cronograma físico-financeiro atuante como forma de nortear os futuros empreendimentos da organização de forma que se tenha um planejamento mais eficaz e um melhor controle e monitoramento na execução dos projetos construtivos.

  • 2017-09-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A inserção de travestis e transexuais no mundo do trabalho formal : o programa transcidadania

    Busca-se, neste trabalho de conclusão de curso, analisar resultados feitos através de levantamento documental do Programa Transcidadania de João Pessoa-PB para inserção de travestis e transexuais no mercado do trabalho. São focados aspectos da relação entre travesti/transexual e o mundo do trabalho, sobretudo os embaraços, barreiras ou empecilhos às suas aspirações profissionais. Pretendeu-se discutir ações de políticas públicas como meio de intervir para dar equiparidade a esse segmento que sofre preconceito. Para isso foi analisado o processo de recrutamento no Centro de Cidadania LGBT, a fim de obter respostas para este estudo. Foram analisados aspectos como perfil dos candidatos, empresas parceiras da diversidade e efetividade do programa para aceitação social dessa população.

  • 2016-05-23
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Um estudo de caso sobre as melhorias no fluxo dos processos produtivos de uma Indústria de Plásticos de João Pessoa-PB

    Numa economia onde a concorrência é cada vez mais forte e crescente, as empresas precisam ser capazes de adaptar-se às novas tecnologias para que assim tenham a capacidade de alcançar a que se propõe, que é a redução dos custos na produção, a redução do custo do produto. Este estudo tem como objetivo de analisar as melhorias do fluxo dos processos produtivos da fabricação de palitos plásticos de pirulitos. Quanto aos aspectos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, um estudo exploratório e um estudo de caso, especificamente no setor de fabricação de palitos plásticos de pirulitos em uma Indústria de Plásticos de João Pessoa-PB. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista não estruturada, aplicada ao encarregado de produção, e a observação participante, realizada in-loco no chão da fábrica. Como resultado, verificou-se que, após a implantação das melhorias, houve aumento médio de produção de 01 caixa por hora por máquina, ocasionando um aumento considerável de 25% (vinte e cinco por cento). Com isso, ocasionou a redução de 20% (vinte por cento) na produção de refugos (material não conforme). Antes da implantação das melhorias, o processo de moagem era feito aleatoriamente, somente quando se verificava um alto volume de refugos. Com as melhorias, o processo de moagem passou a fazer parte do processo produtivo. Assim, conclui-se que a implantação das melhorias nos processos produtivos refletiu na redução de custos e do retrabalho, e com isso a empresa está no caminho certo para tornar-se cada vez mais competitiva, uma vez que tem ciência da importância dessas melhorias em seus processos e os benefícios proporcionados pela mesma.

  • 2018-06-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    ANÁLISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES

    As grandes economias do país surgiram logo após a segunda guerra mundial com o avanço das indústrias, essas mudanças contribuíram para o desenvolvimento do setor terciário no Brasil. Dessa forma as empresas estão buscando o diferencial competitivo para se destacar no mercado, esse crescimento está diretamente ligado com a qualidade do serviço, hoje as organizações necessitam não só suprir as necessidades dos clientes, mas supera-las. Mediante a isso surge também o curso de Administração, que iniciou durante o governo de Getúlio Vargas e se expandiu pelo processo de indústria no qual passava o país na época, hoje o curso de Administração é um dos mais procurados, e é crescente o número de Instituições que oferecem o curso superior no Brasil. Dessa maneira, o presente estudo se dá pela análise da qualidade de ensino do Curso de Bacharelado em Administração do IFPB, com objetivo de verificar como se dá a qualidade do ensino para que assim se tenha discentes capacitados e competentes para atuar no mercado. O presente estudo se dá como pesquisa descritiva, é classificada como pesquisa quantitativa e também estudo de caso, além disso, é formado por questionário aplicado, com perguntas fechadas, com auxílio da escala LIKERT e tem como principal Instrumento o SERVQUAL que está relacionado com cinco dimensões, que mede a qualidade no serviço, através da comparação entre a percepção e expectativas dos discentes do Curso Superior em Administração de uma Instituição Pública. Conclui-se que a expectativa obtida é maior que a percepção, não havendo um nível aceitável de satisfação e que o Curso Superior Bacharelado em Administração necessita de melhorias para alcançar o nível de qualidade satisfatório.

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