Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais
  • Acessibilidade
  • Contraste
  • Mapa do site
  • Português
  • English
  • Español

Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Equipe
  • Missão e Visão
  • Informações ao usuário
  • Contato
Você está aqui: IFPB - Repositório Digital
Filtro
  • 2019-05-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Liderança e desafios presentes junto a geração Z

    O mundo globalizado e em constante mudança requer que as organizações acompanhem esta evolução, com isso os lideres precisam estar atualizados para não ficarem para traz, e não trazerem consequências negativas para as organizações. Tendo o papel de influenciar, administrar, entusiasmar seus liderados, o líder também precisa lidar com as diferentes percepções de mundo, que cada indivíduo de gerações distintas tem, tendo também uma grande diferença de interesse entre eles. Os diferentes tipos de líder, com diferentes formas de gerir pessoas, precisa fazer uso dos melhores meios para obter sucesso, em meio a diversificadas gerações que se encontra no mercado de trabalho. Este trabalho visa identificar os diferentes estilos de liderança pesquisados por autores ao longo dos anos; levantar as principais características da evolução histórica das gerações tecnológicas; analisar como o gestor lida com o perfil do comportamento característico da geração tecnológica pós década de 90. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo sendo uma revisão de literatura.

  • 2017-03-30
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    PRONATEC: análise de um programa de políticas públicas no IFPB

    A reflexão sobre Políticas Públicas, em um contexto marcado por grandes mudanças foi primordial para a construção inicial deste trabalho. E a concepção de Políticas Públicas para Educação Profissional, no contexto brasileiro torna-se necessário para que se possa compreender como se deu a Educação Profissional no Brasil. O objetivo deste trabalho é verificar os conceitos de Politicas Públicas para Educação Profissional e suas tipologias, seu alcance no contexto brasileiro, e assim, averiguar aspectos da gestão na Educação Profissional a partir da criação dos Institutos Federais. E dentro desta perspectiva, descrever como ocorreu a implantação do PRONATEC como programa de extensão, o seu universo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba durante a pactuação 2012, com respaldo da análise bibliográfica e documental que abordam o tema. Concluiu-se que o universo do programa no IFPB obteve êxito ao serem mostrados que o modelo de gestão adotado na implantação e execução foi primordial para o alcance dos objetos no que tange as ações alcançadas pelo IFPB.

  • 2019-05-22
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Importância da mídia externa out of home : uma análise na cidade de Guarabira

    Este trabalho busca analisar a importância da Mídia Digital Out of Home (MDOOH)e sua constante evolução com a tecnologia e crescimento no mercado, sendo uma mídia de caráter compulsório onde o consumidor é obrigado a visualizar o que ela oferece. O objetivo deste estudo foi abordar e enfatizar as vantagens e desvantagens de se utilizar esta estratégia de marketing, destacando a influência que essa mídia causa para o consumidor local. Para isso, foi usada a cidade de Guarabira – Paraíba, a qual se destaca como polo comercial da região. Para a análise, um questionário foi aplicado na população da cidade, abrangendo um total de 378 entrevistados. Nos resultados desenvolvidos foi possível compreender as vantagens e desvantagens que a mídia trás para o consumidor como também desmistificar sobre a influência da MDOOH na decisão de compra.

  • 2019-05-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O valor compartilhado e sua importância nas empresas e na sociedade

    Com a desigualdade social e as empresas vistas como apenas centradas no lucro, é necessário encontrar alternativas que dê retorno tanto para as empresas quanto para a sociedade. Dessa maneira, o Valor Compartilhado é um meio de conseguir que as empresas continuem a maximizar os seus lucros enquanto contribuem para resolver alguns problemas da sociedade, com questões ambientais e a desigualdade social. Assim sendo, o trabalho tem como objetivo analisar se o Valor Compartilhado tem importância para as empresas e para a sociedade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica no meio digital, por meio do Periódico Capes e do Google Acadêmico, através de artigos publicados em revistas científicas. Como resultados obteve-se que o valor compartilhado tem importância para as empresas e para a sociedade e que pode trazer benefícios a medida que as empresas se concentram em questões sociais, ambientais e econômicas.

  • 2019-05-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Programa de microcrédito rural : verificar à alocação dos recursos financeiros liberados no Agroamigo mais para os municípios de Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Serra da Raiz e Riachão no Estado da Paraíba

    O objetivo desse estudo foi verificar os recursos liberados para o financiamento no meio rural e qual atividade é mais utilizada pelos agricultores amparados pelo programa Agroamigo na modalidade Agroamigo Mais nos municípios de Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Serra da Raiz e Riachão no Estado da Paraíba. Para tanto o estudo foi pautado na abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa documental, analisando os documentos necessários para atingir o resultado proposto, visando a importância do microcrédito rural para fortalecer a agricultura familiar. Tendo em vista que o resultado obtido em valores foi de R$ 279.199,42 e que a quantia maior em recursos foi destinada a atividade de bovinocultura de leite e o restante foi destinado a atividade da cultura do abacaxi. O município onde teve o maior capital liberado foi a cidade de Lagoa de Dentro, onde ficou com 73,94% dos recursos financiados.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Análise das denúncias de assédio moral de empresas privadas no estado da Paraíba

    O assédio moral é um fenômeno que está presente nas mais remotas relações de trabalho, caracterizado por condutas arbitrárias, que se destinam a humilhar e diminuir um indivíduo ou um grupo, tornando o ambiente de trabalho degradável. O estudo se propôs a analisar o assédio moral, buscando na bibliografia a causa desse problema, os diferentes tipos e quais as implicações para o bem estar físico e mental das vitimas. A metodologia adotada foi quanti-qualitativa, buscando o número de denúncias e ações judiciais no site do Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho, respectivamente. O período adotado para análise das denúncias de assédio moral no Estado da Paraíba foi de 2014-2017. Esse quantitativo foi comparado com o número de processos que tramitam na justiça. Constatou-se que o número de denúncias, nesse intervalo de tempo, é elevado, tendo em vista a facilidade e o anonimato para realizá-la. Conclui-se que a divulgação da temática do assédio favoreceu a busca pela reparação dos danos para as vítimas, mas, ainda há muito a se fazer, sendo necessária uma política de conscientização para que o assédio seja combatido.

  • 2016-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Impactos causados pela mídia social Whatsapp: um estudo de caso na empresa São Luiz moda Griffe

    Atualmente, o mundo é marcado pela globalização, tecnologia, internet e relacionamentos virtualizados e as redes sociais desempenham importante função no que diz respeito a comunicação empresarial. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar os impactos causados pelo Marketing Digital, por meio da mídia social WhatsApp, na empresa São Luiz Moda Griffe, a qual se localiza na cidade de Alagoa Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que o uso desse aplicativo pode levar a um relacionamento entre empresa e cliente, onde a referida empresa obteve uma crescente porcentagem no número de seus clientes, gerando assim lucro com baixo custo na utilização desse aplicativo, porém, trouxe algumas desvantagens como a saída de alguns participantes do grupo, que se sentiram incomodados com a quantidade de mensagens. Contudo, mesmo com essas barreiras o aplicativo WhatsApp é eficaz na divulgação, promoção e comercialização de produtos e serviços de forma simples e barata, atingindo um grande número de pessoas.

  • 2019-05-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Análise da importância do marketing digital em um supermercado na cidade de Mari - PB

    O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade que fazem uso dos recursos digitais para desenvolver suas ações comunicativas. Sendo assim, por meio dessas atividades, o cliente e a empresa criam um relacionamento permanente, deixando-os conhecedores do seu negócio, confiantes e satisfeitos com a escolha realizada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância do marketing digital em um supermercado na cidade de Mari-PB. Foi utilizado um levantamento survey composto por 20 questões de múltipla escolha, relacionadas ao Marketing Digital, por meio de uma metodologia quantitativa e descritiva, em um universo que reúne um quantitativo de 6.287 sendo 4837 amigos no Facebook e 1450 seguidores no Instagram. Participaram da pesquisa 250 respondentes e foi constatado que o Marketing Digital mostrou-se de suma importância para o segmento de supermercado. Observou-se também que o Facebook lidera a preferência no uso, relacionamento com o supermercado e compartilhamento de experiência através das redes socias. Os consumidores se mostraram ser influenciados pelas mensagens ou produtos e também interessados em estar informados no sentido de comparar marcas de produtos e preços. Nos manifestos dos respondentes, verificou-se, com clareza, a influência das redes digitais sobre os consumidores durante os processos de decisão de compra.

  • 2017-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A visão das competências gerenciais com foco no comprimento organizacional um estudo de caso no Banco do Brasil - Ag. Guarabira PB

    Nos últimos anos a implantação do modelo de gestão por competências e comprometimento vem surgindo como aparato para a adequação do desenvolvimento empresarial e na capacitação do indivíduo para buscar a eficiência do desempenho de suas atribuições no trabalho e na eficácia da obtenção dos resultados financeiros para a organização. A gestão por competências tem o objetivo de aumentar o desempenho organizacional, aprimorar o conhecimento das pessoas no ambiente de trabalho para gerar os resultados esperados para a empresa e para obter a vantagem competitiva. Para a realização deste trabalho foi feita, de início, uma pesquisa bibliográfica justificando as limitações e contribuições da pesquisa, situando o objeto de estudo que foi analisar as competências gerenciais com foco no comprometimento organizacional na visão dos gerentes pesquisados. As abordagens de pesquisa são de forma qualitativa, caracterizada como um estudo de caso realizado na Agência do Banco do Brasil de Guarabira-PB, que é o universo da pesquisa e onde cinco gerentes são a amostra. É um estudo de cunho exploratório descritivo, aportado pela técnica científica de aplicação de questionário que será do tipo semiestruturado.

  • 2016-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Reclame aqui! Uma análise da maior organização de varejo virtual do Brasil

    Diante do rápido crescimento do e-commerce no mercado brasileiro, é comum a preocupação das partes interessadas acerca da qualidade dos produtos e serviços oferecidos neste comércio. Diante disto, esse artigo tem como objetivo geral analisar a percepção dos consumidores da maior organização varejista on-line do Brasil, B2W Digital, acerca da resolução de problemas no pós-venda. Para isso, elencou-se como objetivos específicos: Observar a reputação das lojas pertencentes ao grupo B2W Digital; Identificar algumas reclamações atendidas e não atendidas e Investigar as possíveis razões que justifiquem a nota atribuída as lojas. Para tanto, foi utilizado um estudo exploratório-descritivo, utilizando-se de informações disponíveis no site Reclame Aqui a respeito da reputação das lojas e depoimentos dos consumidores onde foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que, acerca da reputação, as empresas estudadas possuem elevado índice de avaliação pelos consumidores, assim como um percentual proeminente de reclamações atendidas, aspecto que tende a justificar as notas atribuídas as empresas. As conclusões deste trabalho evidenciam a importância no atendimento e resolução das reclamações dos consumidores virtuais, sendo as experiências obtidas no pós-compra fator fundamental para construção da reputação no E-commerce.

Results 171-180 of 4357 (Search time: 0.001 seconds).
  • previous
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • next
  • Assuntos

  • Agropecuária
  • Cidadania
  • Ciência e Tecnologia
  • Comunicações
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Energia
  • Enfrentamento às drogas
  • Esporte
  • Sobre

  • Missão e visão
  • Equipe
  • Fale com nossa equipe

  • repositoriodigital@ifpb.edu.br
  • Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
    • Mapa do site

    • RSS

    • o que é RSS?
    • Assine o nosso RSS

DSpace software copyright © 2002-2015