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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Os impactos da cultura organizacional na percepção de empoderamento em organizações públicas: um estudo de caso numa escola pública em Junco do Seridó/PB

    O atual cenário organizacional, seja ele público ou privado, caracteriza-se por constantes mudanças, exigindo novas formas de atuação e posicionamento estratégico e tornando pertinente a adoção de estruturas flexíveis, que possibilitem a participação de todos na tomada de decisão. Para tal, é imprescindível promover uma cultura organizacional que encoraje a gestão participativa, podendo dar-se através do empoderamento, ou seja, da descentralização do poder do topo da hierarquia aos colaboradores. Assim, este trabalho teve como objetivo geral caracterizar como a cultura organizacional impacta na prática do empoderamento nas organizações públicas. Trata-se de uma pesquisa de campo, com amostra de 14 respondentes de uma população de 17 servidores técnicos administrativos de uma escola pública, utilizando-se de um questionário constituído pelas questões do IBACO resumido e pelas de percepções de empoderamento de Castelo (2012), bem como de entrevistas e da observação participante. Os resultados apontam pouca flexibilização da cultura organizacional vigente, assim como a exigência da adequação dos servidores à realidade institucional. No processo de empoderamento proporciona-se mínima preparação às partes envolvidas e busca-se compatibilizar os objetivos, não sendo possível os organizacionais prevalecem. Constatou-se, também, significativa participação dos servidores no processo decisório, embora o comprometimento e a motivação sejam minimizados pela escassez de recompensas e capacitações percebidas.

  • 2015-04-16
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Plano plurianual : um estudo na Secretaria Municipal de Ação Social de Capim na Paraíba

    Esse estudo buscou apresentar as dificuldades que a Secretaria de Ação Social (SAC) do município de Capim na Paraíba teve de execução do PPA 2010/2013. Para tanto, foi realizado uma pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, empírica, através de um estudo de caso, com análise qualitativa. Desta forma, os resultados obtidos constataram que o PPA 2010/2013 da SAC de Capim apresentou fragilidades na execução do mesmo, cabendo destacar divergências entre necessidades debatidas e apresentadas em audiência pública e as que de fato constaram no PPA. Implantação do que foi planejado para os conselhos: do Idoso, dos Adolescentes, o Tutelar, o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Mulher, bem como do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da construção de um Centro de Convivência Municipal (CCM), não foram constatadas. Ressalta-se, também, a inexistência de um cronograma de acompanhamento do que foi planejado em relação ao que realmente foi executado. Além, da existência de restrições de acesso e a utilização das informações produzidas na gestão do PPA, gerando dificuldade de avaliação por parte da própria sociedade. Fato esse que contraria as prerrogativas da Lei de Responsabilidade Fiscal que preconiza a divulgação dos planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias inclusive em meio eletrônico. Por fim, sugerese que futuras pesquisas nesse contexto sejam realizadas, de modo a promover uma ampla discussão que minimizem as dificuldades geradas pela ineficiência de execução dos instrumentos de planejamento no setor público.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A judicialização das políticas públicas de saúde no Brasil e a responsabilidade solidária dos entes federativos

    Este artigo tem por objetivo analisar a responsabilidade do gestor público pelo fornecimento de remédios no Brasil e a necessidade de judicialização para efetivar o direito das pessoas. De início, serão abordados os conceitos das políticas públicas de saúde no Brasil, nesse sentido, será analisado o posicionamento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF) levando em consideração os princípios da dignidade da pessoa humana, do mínimo existencial e da reserva do possível. Trata-se de um estudo exploratório, explicativo, bibliográfico e documental. Conclui-se que a judicialização no Brasil é uma maneira que os cidadãos encontraram para ter acesso à saúde através do Judiciário, visto que a Gestão Pública não consegue assegurar esse direito. Entretanto, o acentuado número de sentenças judiciais pode comprometer o orçamento público, pois, na maioria dos casos, os tratamentos e medicações possuem um custo elevado. Por outro lado, a reserva do possível tem sido utilizada como desculpa para não efetivação do direito à saúde. Assim, por responderem solidariamente, qualquer Ente federativo possui legitimidade para figurar de maneira isolada, em demandas que versem sobre concretização do direito à saúde.

  • 2019-11-27
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A influência do marketing digital nos pequenos negócios

    Este trabalho relata a importância do uso das estratégias de mídias sociais para as empresas, e a contribuição na realização de vendas, na conquista de novos clientes entre outros. Busca relatar quais as estratégias de mídias sociais utilizadas nos pequenos negócios da cidade de Araruna, PB. Diante desta problemática, o presente projeto busca analisar as estratégias de mídias sociais utilizadas nos pequenos negócios, identificar quais as mídias sociais mais utilizadas nos pequenos negócios da cidade de Araruna; verificar o tempo de uso das mídias sociais nos pequenos negócios; avaliar se houve crescimento de vendas com a utilização das mídias sociais nos pequenos negócios; identificar quais são as estratégias de comunicação que as pequenas empresas utilizam. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi utilizada a metodologia de estudo qualitativa, descritiva e exploratória de campo, o resultado foi obtido por meio da amostragem por conveniência e codificação das entrevistas. Assim, após as entrevistas, verificou-se que as mídias sociais têm se desenvolvido cada vez mais no mundo, portanto, os entrevistados identificaram que a estratégia atual para fazer a diferença no meio do empreendedorismo é a utilização das mídias sociais, principalmente do Instagram e o Whatsapp, sendo estas as mídias sociais mais utilizadas nos pequenos negócios da cidade de Araruna, com o intuito de crescer os números de vendas, após a sua utilização.

  • 2017-03-30
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    PRONATEC : análise de um programa de políticas públicas no IFPB

    A reflexão sobre Políticas Públicas, em um contexto marcado por grandes mudanças foi primordial para a construção inicial deste trabalho. E a concepção de Políticas Públicas para Educação Profissional, no contexto brasileiro torna-se necessário para que se possa compreender como se deu a Educação Profissional no Brasil. O objetivo deste trabalho é verificar os conceitos de Politicas Públicas para Educação Profissional e suas tipologias, seu alcance no contexto brasileiro, e assim, averiguar aspectos da gestão na Educação Profissional a partir da criação dos Institutos Federais. E dentro desta perspectiva, descrever como ocorreu a implantação do PRONATEC como programa de extensão, o seu universo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba durante a pactuação 2012, com respaldo da análise bibliográfica e documental que abordam o tema. Concluiu-se que o universo do programa no IFPB obteve êxito ao serem mostrados que o modelo de gestão adotado na implantação e execução foi primordial para o alcance dos objetos no que tange as ações alcançadas pelo IFPB.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A comunicação em processos de mudanças organizacionais: caso do departamento regional do Sesi Paraíba

    O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da comunicação no processo de mudança a partir da percepção de líderes e liderados de um serviço social autônomo, bem como identificar as principais ferramentas de comunicação presentes na organização e entender o papel das pessoas no processo de mudança organizacional. A pesquisa classifica-se como quantitativa e exploratória, sendo realizada através de um estudo de caso no Departamento Regional do SESI Paraíba. Na revisão teórica foram estudados os temas organização, cultura organizacional, mudança e comunicação organizacional e a partir do estudo de caso foi possível identificar que há divergências entre a percepção dos líderes e liderados quanto aos aspectos relacionados ao planejamento estratégico, cultura organizacional, processos de mudança e comunicação organizacional.

  • 2020-05-07
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Clusterização na indicação de melhor avaliador para resumo de Iniciação Científica

    Na Universidade Federal da Paraíba, todo ano, ocorre o Encontro de Iniciação Científica, onde os resumos dos trabalhos realizados pelos discentes são distribuídos para avaliação dos professores, que podem sugerir mudanças ou rejeitar/aceitar sumariamente o resumo para apresentação. A CAPES define a organização das áreas de conhecimento em quatro níveis de hierarquização. A distribuição atual leva em consideração as áreas cadastradas nos resumos pelos discentes e as áreas cadastradas pelos professores como interesse de avaliação, o que gera algumas incoerências como resumos distribuídos para professores que não são especialistas sobre o assunto do resumo. O presente trabalho apresenta uma avaliação experimental inicial do uso de clusterização na distribuição de resumos para professores.

  • 2020-05-07
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Social Network Analysis: Métricas, Ferramentas e sua Aplicação através de dois Estudos de Caso

    Social Network Analysis (SNA) é uma abordagem da Sociologia que analisa os comportamentos das redes Sociais. Nesse relatório utilizamos a linguagem de programação Python para realizar análises de vários algoritmos de SNA, para cada um foi plotado um gráfico seguido de um breve comentário sobre o comportamento observado e os dados analisados em questão. As análises foram divididas em 2 estudos de casos, cada um utilizando um Dataset diferente, um com menos dados e outro com uma quantidade significativa de relações para que se consiga ver a diferença dos estudos de casos.

  • 2019-12-11
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A importância do planejamento tributário nas empresas

    Este artigo fala sobre a importância de um bom planejamento tributário nas empresas, onde uma das preocupações das empresas que esta relacionada com aumento da carga tributaria, pois os tributos vêm sempre aumentando seu custo e diminuindo seu lucro e afetando sua competitividade no mercado. O planejamento vem atraindo cada vez mais o interesse das empresas, portanto e um meio viável e licito para redução da carga tributaria. Portanto toda empresa deve buscar um adequado conselho tributário.

  • 2016-08-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Avaliação do modelo de gestão por cargos comissionados da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (PB) : a perspectiva de satisfação dos seus gestores

    No atual cenário organizacional, consolidado por intensas transformações econômicas, sociais e tecnológicas, a gestão estratégica de uma organização abrange, sobretudo, o estabelecimento de uma política que respalde a adequada sustentabilidade da gestão de suas pessoas. Essa política deverá incluir, entre outros aspectos, a definição dos perfis profissionais, o desenvolvimento profissional, a avaliação de desempenho e a estrutura de carreira, remuneração e incentivos. Sobre as organizações públicas recae outro grande desafio que é o compromisso legal e ético de fazer as escolhas certas na contratação de seus gestores para cargos comissionados e funções gratificadas, em quantidade e qualidade técnica, pelo prisma da meritocracia, e não do patrimonialismo, do clientelismo e do nepotismo. Nesse sentido, a proposta deste estudo foi avaliar o atual modelo de gestão por cargos comissionados e funções gratificadas adotado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (PB) – SEMOB, sob a perspectiva de satisfação de seus gestores. A SEMOB é o órgão da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Cabedelo - PB que responde pelas políticas de mobilidade urbana, englobando aí ações na área de trânsito e transportes. A pesquisa é de natureza aplicada, com objetivos descritivos-exploratórios, e teve como população-alvo os gestores titulares de cargos comissionados e funções gratificadas, selecionados a partir de critérios intencionais, não- probalísticos, tais como tempo de exercício no cargo. Em relação aos procedimentos técnicos, trata-se de pesquisa bibliográfica-documental. A coleta de dados se deu por aplicação de questionário estruturado, por meio do qual foram explorados o nível de satisfação da população-alvo em seis áreas: missão/valores e objetivos da organização; relacionamento interdepartamental; relação com a chefia imediata; relação com a equipe; gestão de pessoas; satisfação e comprometimento do gestor. O problema e os resultados foram abordados de forma quali-quantitativa, concluindo-se que a equipe de gestores da SEMOB/Cabedelo está satisfeita com o modelo de gestão atualmente adotado pelo órgão, muito embora tenha sido possível identificar algumas fragilidades nos aspectos avaliados, gerando recomendações para melhoramentos na sua gestão e para pesquisas futuras.

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